quarta-feira, 14 de maio de 2014

Diretor de documentário ganhador do Oscar se suicidou, diz irmão a jornal

Sueco Malik Bendjelloul, de 'Searching for Sugar Man', morreu aos 36 anos.
'Ele estava deprimido. Eu não sei como lidar com isso', declarou o irmão.

Da AFP
O diretor Malik Bendjelloul recebe o Oscar de Documentário por 'Searching for Sugar Man' em fevereiro de 2014 (Foto: Chris Pizzello/Invision/AP)O diretor Malik Bendjelloul recebe o Oscar de Documentário por 'Searching for Sugar Man' em fevereiro de 2013 (Foto: Chris Pizzello/Invision/AP)
Malik Bendjelloul, o aclamado diretor sueco do documentário ganhador do Oscar "Searching for Sugar Man" (2012), cometeu suicídio, anunciou seu irmão à imprensa nesta quarta-feira (14). Amorte havia sido anunciada na véspera, sem que fosse divulgada a causa.
"Eu posso confirmar que ele se suicidiou e que estava deprimido havia algum tempo", afirmou Johar Bendjelloul ao diário "Aftonbladet". "A vida nem sempre é fácil. Fiquei com ele o tempo todo, até o final ", declarou Johar, que é jornalista da rádio pública sueca Sveriges. "Esta é a pior de todas as coisas. Não não sei como lidar com isso. Eu não sei."
"Searching for Sugar Man", que narra a vida e a carreira do cantor americano Sixto Rodriguez, foi premiado com o Oscar de melhor documentário no ano passado. Foi a primeira estatueta para a Suécia desde 1984.
O filme também ganhou prêmios Bafta e da International Documentary Association, da Associação dos Produtores da América e da Associação dos Diretores dos Estados Unidos.
Parte do documentário foi filmada em um iPhone, e o filme foi aceito para integrar a programação da noite de abertura do Festival de Sundance antes mesmo de ser concluído, segundo o site da revista "Variety".
Bendjelloul, filho de pai argelino e mãe sueca, nasceu em 1977 na pequena cidade de Ystad e morava em Estocolmo. Nos anos 1990,  atuou na série de TV sueca “Ebba and Didrik” quando era criança. Ele estudou jornalismo e produção de mídia na Linnaeus University de Kalmar e trabalhou como repórter para a rede pública de TV SVT.

Depois, pediu demissão do emprego para viajar pelo mundo e teve a ideia de filmar "Searching for Sugar Man" durante uma dessas viagens. "Estava viajando como mochileiro pela África e América do Sul, procurando histórias com uma câmera. Encontrei seis histórias e essa era uma delas. Achei que era a melhor história que já tinha ouvido", contou o diretor ao jornal "Independent" em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário