terça-feira, 6 de maio de 2014

Dom Romero será tema de audiência do Papa aos Bispos de El Salvador


Cidade do Vaticano (RV) – Na próxima sexta-feira, 9 de maio, o Papa Francisco receberá em audiência quatro bispos de El Salvador, que vêm ao Vaticano com uma pauta especial, já que não se trata de uma visita ad limina Apostolorum: a beatificação de Dom Oscar Arnulfo Romero.

Segundo informou o Bispo Auxiliar de San Salvador, Dom Gregorio Rosa Chavez, os quatro bispos têm um plano ambicioso a apresentar ao Pontífice: de um lado, pedir o reconhecimento da santidade de Dom Romero (que ainda não foi beatificado); do outro, convidar Francisco a presidir a cerimônia, pessoalmente, em El Salvador.

Tudo isso até 2017, quando se celebram os 100 anos do nascimento de Dom Romero (17 de agosto de 1917). Para esta ocasião, a Igreja no país deu início a uma contagem regressiva, com a celebração de três anos temáticos. O primeiro terá início em agosto próximo, e terá como palavra-chave “Romero, homem de Deus. O ano de 2015-2016 será dedicado a “Romero, homem da Igreja”, enquanto 2016-2017 terá como temática central “Romero, Servidor dos Pobres”. 

Os quatro bispos entregarão a Francisco uma carta assinada por todos os membros da Conferência Episcopal de El Salvador, em que é expresso o apoio unânime à canonização de Romero por ocasião do seu centenário de nascimento. 

Os bispos que se reunião com Francisco são: o Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, Dom José Elías Rauda Gutiérrez (que presidiu a missa oficial pelo XXXIV aniversário da morte de Romero), o Bispo de Zacatecoluca, Dom Elías Samuel Bolaños Avelar, e o Bispo de Chalatenango, Dom Luis Morao Adreazza, em cujo território se encontra a “Universidad Monseñor Romero”.

O ex-secretário do Bispo assassinado em 1980, Jesús Delgado, declarou ao jornal salvadorenho “ContraPunto” que toda a documentação já está nas mãos da Congregação das Causas dos Santos, a pedido do Papa Francisco.

O processo de beatificação de Dom Romero foi aberto no Vaticano em 1994 e, depois de um período de pausa, foi retomado no ano passado.

(BF)

 Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário