Para enfrentar a concorrência, a Emirates Airlines lança aviões com 'apartamentos de luxo' a bordo.
Por Luiz Sérgio Toledo*
Uma semana após o anúncio da Etihad, companhia aérea da vizinha Abu Dhabi, a capital rica em petróleo dos Emirados, de que havia lançado um apartamento de luxo na primeira classe de seus principais vôos, veio a resposta da Emirates, a companhia aérea de Dubai, o mais bem sucessedido dos sete Emirados Árabes Unidos, um emirado sem petróleo mas rico em idéias e negócios milionários.
A Emirates anuncia que a privacidade dos passageiros é o principal objetivo do lançamento dos seus novos aviões com conforto semelhante ao dos hotéis de luxo. “Começamos esta tendência de aumentar a privacidade dos nossos passageiros quando lançamos as nossas suites de primeira classe há dois anos. Agora os nossos aviões que estão sendo equipados com a novo conceito de Bedroom levarão esta idéia a novos padrões de luxo e privacidade”, disse Tim Clark, o presidente da Emirates. “Estamos lançando quartos completos, com todos os toques e amenidades que se pode esperar em um quarto de hotel, ou de um iate particular de luxo, até room service, o serviço de quarto. Eles estão sendo instalados nos nossos A380 e nos novos 777”, completou.
A Emirates informou que está nos "estágios finais" da instalação do novo conceito. O preço das passagens ainda não foi divulgado, mas já se sabe que cada quarto custa cerca de 500.000 dólares. Para renovar os 1500 assentos de sua frota o custo estimado é de 750 milhões de dólares.
A Emirates que é a principal compradora dos Airbus A380 superjumbo, surpreendeu a todos em novembro de 2013 durante o Dubai Airshow, encomendando 99 bilhões de dólares em aviões, inclusive 150 Boeings 777x e mais 50 Airbus A380.
A IATA acaba de informar que as viagens aéreas de luxo no Oriente Médio ultrapassaram todos os mercados mundiais. O Golfo em particular, está desfrutando de um crescimento econômico turístico, tornando a região um dos mercados de aviação mais fortes do mundo.
Analistas acham que a chave para o sucesso do novo produto da Emirates será o preço. A suite Etihad Residence no andar superior do seu A380 custa 40.000 dólares ida e volta de Abu Dhabi a Londres.
Outros analistas acreditam que algumas companhias aéreas precisam retirar a primeira classe das rotas que não vendem, e até mesmo os assentos de classe executiva. “Viajar de primeira é muito importante no mercado do Golfo , e mais ainda nas novas cabines de primeira classe. Talvez a primeira classe venha a ser mantida no futuro apenas em rotas especiais. As companhias aéreas têm que avaliar o custo do investimento versus a probabilidade de vender regularmente as novas cabines. Talvez seja mais oportuno ter mais assentos na classe executiva, que em muitas rotas são mais vendáveis", disse o especialista John Strickland , diretor da sede em Londres da JLS Consulting.
*Luiz Sérgio Toledo é cirurgião plastico e mora em Dubai.
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