Encontro entre presidente dos EUA e Petro Porochenko será na próxima quarta-feira.
Washington (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, se reunirá com o presidente eleito da Ucrânia, Petro Porochenko, na próxima quarta-feira, durante uma visita oficial à Polônia, informou a Casa Branca.
Este encontro, pouco antes de Porochenko assumir a presidência em 7 de junho, será realizado durante uma viagem europeia de Obama, que o levará também à Bélgica e França.
Esta viagem está destinada a garantir aos países do Leste europeu o compromisso dos Estados Unidos com a defesa da segurança de seus aliados depois da anexação da Crimeia à Rússia.
O encontro ocorrerá menos de duas semanas após a eleição do pró-europeu Poroshenko, um magnata do setor do chocolate, em um pleito celebrado à sombra da rusga entre Washington e Moscou sobre o destino da Ucrânia, que levou as relações entre as duas antigas superpotências ao pior nível desde a Guerra Fria.
Obama e Poroshenko se reunirão em Varsóvia, onde o líder americano fará uma visita de simbolismo elevado por ocasião dos 25 anos das primeiras eleições pós-comunistas da Polônia.
"Este é um momento importante para o presidente Obama afirmar diretamente ao presidente eleito Poroshenko nosso compromisso com a Ucrânia", declarou Ben Rhodes, vice-conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos.
Rhodes disse que Obama apoiaria os esforços ucranianos para diminuir a tensão e perseguir o diálogo e a unidade do país.
"Nós admiramos muito o povo da Ucrânia, que participou maciçamente para eleger o presidente Poroshenko. Admiramos seu compromisso com o diálogo", continuou Rhodes.
Ainda em Varsóvia, Obama conversará com o presidente polonês, Bronislaw Komorowski, e o premier Donald Tusk.
Ele e Komorowski também se reunirão com líderes de estados do leste e do centro da Europa - que antigamente orbitavam a União Soviética -, incluindo Bulgária, Croácia, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Romênia e Eslováquia.
Após passar dois dias na Polônia, Obama seguirá para a cúpula do G7, na Bélgica, e se reunirá, em Paris, com o presidente francês, François Hollande.
Ele também viajará à Normandia para participar das comemorações pelos 70 anos da chegada das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial, um evento que ficou conhecido historicamente como Dia D. Na ocasião, Obama ficará frente a frente com o presidente russo, Vladimir Putin, de quem ele tem se distanciado devido às ações de Moscou na Ucrânia.
Não há planos de Obama celebrar um encontro bilateral com o presidente russo.
AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário