domingo, 18 de maio de 2014

Por amor, casal de MS adota quatro irmãos e monta parquinho em casa

Mãe afirma que vida mudou radicalmente após adoção das crianças.
95% das pessoas não querem adotar irmãos, diz desembargadora.

Do G1 MS
Irmãos foram adotados por Ana Rosa e o marido (Foto: Glaucea Vaccari/G1 MS)Ana Rosa com os quatro filhos adotivos (Foto: Glaucea Vaccari/G1 MS)
A professora Ana Rosa Paz Nantes, de 44 anos, e o militar Anderson Nantes adotaram quatro irmãos, de 3, 5, 7 e 11 anos. Segundo Ana Rosa, o casal tinha intenção de fazer duas adoções, mas se apaixonou pelo grupo e resolveu ficar com as crianças. Essa atitude contraria as estatísticas, que apontam que 95% dos cadastrados pretendem adotar uma criança, de acordo com a coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Maria Isabel de Matos Rocha.
Mãe de uma jovem de 25 anos, Ana Rosa relatou ao G1 que a vida da família mudou radicalmente com a chegada dos filhos adotivos. "A casa era silenciosa e, de repente, todo aquele barulho e bagunça. Foi bem difícil no começo, mas é renovador", contou.
Para atender as crianças, o casal montou um parquinho no quintal da casa e teve ainda que se ajustar a uma nova rotina, como ter horários para ajudar com as tarefas.
Ana Rosa disse que o desejo de adotar uma criança surgiu quando ela e o marido, casados há dez anos, descobriram que não poderiam ter filhos. Eles se cadastraram, fizeram o curso obrigatório e foram habilitados para adoção em agosto de 2011.
Conforme a professora, o tempo entre o casal ser habilitado e o processo de adoção ser concretizado durou dois meses. Ela disse que o fato de o casal optar por irmãos foi decisivo para a rapidez no processo. "As pessoas querem um bebê de até um ano, quando colocamos dois, de preferência irmãos, mudaram nosso cadastro e nos ligavam dizendo que tinham crianças com esse perfil", contou.

Maria Isabel destacou que os principais motivos para que os casais optem por apenas uma criança são questões financeiras e falta de preparo. Segundo a desembargadora, a preferência é por crianças de até 3 anos e um dos irmãos geralmente ultrapassa esse limite.
Ana Rosa disse que ela e o marido também tinham preferência por crianças pequenas e fizeram o cadastro para adotar duas crianças com até 5 anos. Eles receberam uma ligação dizendo que existiam crianças com esse perfil, mas devido a alguns impedimentos, não foi possível a adoção. Depois, foram informados sobre os quatro irmãos, na época com idades de 1, 3, 5 e 8 anos.
“Nós estávamos preparados para duas crianças e falaram que tinha esse grupinho. Na hora, levamos um susto, mas nos propusemos a conhecer. Houve uma empatia inicial e passamos o dia com eles. Como a casa era grande, resolvemos adotar e fomos nos adaptando com as coisas que tínhamos que fazer", declarou.
Quatro irmãos foram adotados por casal em MS (Foto: Glaucea Vaccari/G1 MS)Parque foi montado no quintal da casa do casal
(Foto: Glaucea Vaccari/G1 MS)
"Tivemos que providenciar tudo correndo e mudar também a rotina de ter que aprender quem eles são e ensinar quem somos nós, criança ensina muito. Mudou também a rotina, desde lavar roupa, fazer lanche, ajudar nas atividades da escola", disse, acrescentando que o relacionamento entre todos é de muito carinho e os filhos são muito afetivos.
"O que eu sinto por eles é que nasceram de mim, é a mesma coisa que eu sinto pela minha filha de 25 anos, o mesmo carinho, o mesmo amor, sou louca por eles. Meu filho já me perguntou como era quando ele estava na minha barriga, eu disse que ele não veio da barriga, mas veio do coração", declarou.
Lei
A lei brasileira de adoção institui que grupos de irmãos devem ser colocados sob tutela ou guarda da mesma família substituta, ressalvados casos comprovados de risco de abuso ou outra situação que justifique outra solução. Mesmo nesses casos, porém, deve-se evitar o rompimento definitivo dos vínculos fraternais.

Como adotar
Para adotar uma criança, é necessário que o interessado tenha no mínimo 18 anos de idade, independente do estado civil. A pessoa deve fazer o cadastro em uma Vara da Infância e Juventude em seu município, munido de documento de identidade, CPF, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência, comprovante de rendimentos ou declaração equivalente, atestado médico de sanidade física e mental e certidões cível e criminal.
Depois que o cadastro for feito, o candidato precisa passar por um curso de preparação psicossocial e jurídico obrigatório. Após comprovada a participação no curso, ele é submetido a avaliação psicossocial com entrevistas e visita domiciliar feitas por uma equipe técnica, onde descreverá as características da criança desejada. É possível escolher o sexo, a faixa etária, o estado de saúde, os irmãos, entre outros.
Se o interessado for aprovado, ele recebe um certificado de habilitação e tem o nome inserido nos cadastros, válido em todo o território nacional. Dessa forma, ela estará automaticamente na fila de adoção do seu estado e aguardará até aparecer uma criança com o perfil compatível ao escolhido durante a entrevista.
O histórico de vida da criança é apresentado ao adotante e, caso haja interesse, ambos são apresentados. Se o relacionamento correr bem, a criança é liberada e o pretendente ajuizará a ação de adoção. Quando proferida a sentença de adoção é determinada a lavratura de um novo registro de nascimento, com o sobrenome da família. A partir deste momento, a criança passa a ter todos os direitos de um filho biológico.
  •  
Quatro irmãos foram adotados por casal em MS (Foto: Glaucea Vaccari/G1 MS)Crianças são muito unidas e afetivas, diz Ana Rosa (Foto: Glaucea Vaccari/G1 MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário