quinta-feira, 15 de maio de 2014

Princípio da responsabilidade é tema de mestrado

Elizabeth Mayer defendeu sua dissertação na Escola Superior Dom Helder Câmara

Que caminhos estamos percorrendo na preservação ambiental? A partir deste questionamento, a mestranda Elizabeth Mayer procura esclarecer qual responsabilidade os seres humanos devem ter diante do meio ambiente.
Em sua dissertação, defendida na tarde desta quarta-feira (14), intitulada “A preservação do meio ambiente como proteção do direito à vida, sob a luz do princípio responsabilidade, de Hans Jonas”, Elizabeth estuda o filósofo alemão Hans Jonas. O filósofo é conhecido principalmente devido à sua influente obra ‘O Princípio da Responsabilidade’ (publicada em alemão em 1979, e em inglês em 1984). Seu trabalho concentra-se nos problemas éticos sociais criados pela tecnologia. A biologia filosófica de Hans Jonas tenta proporcionar uma concepção una do homem, reconciliada com a ciência biológica contemporânea.
Clique na foto acima e confira o álbum!
A mestranda diz que atualmente os seres humanos encontram-se em uma era civilizatória tecnológica, onde o homem degrada o meio ambiente e transforma a sociedade industrial globalizada. Porém, ela adverte que esta sociedade é de risco, pois destrói as condições de vida natural.
“Hans Jonas é um filósofo preocupado com esta sociedade tecnicista. Ele faz uma análise crítica da destruição ambiental no qual estamos vivendo. Afirma que a reponsabilidade nunca esteve no centro da nossa ética porque nós não nos preocupávamos em ter responsabilidade com a natureza. Víamos a natureza como se ela fosse reagir a tudo e se recuperar”, disse a estudante.
Elizabeth ressalta também que, com a tecnologia e o avanço tecnológico, o homem tomou a natureza como objeto e o vem destruindo. A própria tecnologia tenta corrigir esses efeitos colaterais, mas não consegue. “A natureza pede socorro. O homem tem o poder de se responsabilizar por esta natureza. Este poder leva ao dever de responsabilizar-se por ela”, conta.
Tema
Por ser uma pessoa preocupada com as questões ambientais, Elizabeth disse que escolheu o tema de sua dissertação a partir de uma leitura. “O tema surgiu de uma citação do Habermas (Jürgen). O texto, em que aparece Hans Jonas, tratava sobre a questão de homens fabricarem homens. Isso me despertou para o filósofo Jonas. Quando vi, na nota de rodapé, que ele possuía um livro sobre responsabilidade desenvolvi todo o tema”, ressalta.
Sobre a conclusão do trabalho, a agora mestre afirma que colocar o princípio de responsabilidade no centro da ética, como Hans Jonas propõe, é difícil, mas é possível. “Devemos buscar caminhos para salvar o meio ambiente. É uma missão complicada. É necessário passar a interpretar as leis e constituições tendo como base o princípio da responsabilidade. Se conseguirmos nos responsabilizar pelo resultado de nossas ações, acho que teríamos um grande avanço”, conclui.
Banca
Fizeram parte da banca examinadora os professores da Dom Helder Émilien Vilas Boas, Kiwonghi Bizawu e, a professora convidada, Norma Sueli Padilha.
Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário