quarta-feira, 28 de maio de 2014

Propaganda: Raí supera Neymar e Felipão

Levantamento mostra nomes do futebol preferidos pelos anunciantes.
Do top 10, apenas 3 são da seleção brasileira: Neymar, Felipão e Hulk.

Darlan AlvarengaDo G1, em São Paulo
Propaganda do Feirão da Caixa impulsionou aparições de Rai na TV em maio (Foto: Reprodução/Facebook/Caixa)Feirão da Caixa impulsionou aparições de Raí na TV
em maio (Foto: Reprodução/Facebook/Caixa)
A poucos dias do início da Copa do Mundo, nomes ligados ao futebol têm dominado as propagandas em exibição nos intervalos comerciais. Mas se engana quem imagina que seja Neymar ou Felipão o garoto-propaganda com maior número de inserções na TV.
Ranking elaborado pela Controle da Concorrência, que monitora o mercado publicitário, mostra que é o ex-jogador Raí a personalidade que mais apareceu em campanhas televisivas no mês de maio.
O levantamento da consultoria, feito a pedido do G1, mostra que entre 1º de janeiro e 25 de maio, Raí apareceu em 987 comerciais da Caixa Econômica Federal exibidos nas emissoras Rede Globo, Record, SBT, Bandeirantes e Rede TV. A liderança reflete principalmente a grande quantidade de propagandas feita pelo banco para promover o 10º Feirão da Caixa.
Neymar aparece na vice-liderança com 807 inserções publicitárias. O camisa 10 da seleção empresta sua imagem para campanhas da Claro, Nike, cervejas da Ambev e de produtos da Unilever.
A 3ª posição do ranking de personalidades do futebol tambem é ocupada por um ex-jogador, Ronaldo, que no período apareceu em 306 comerciais das marcas Claro e do hipermercado Extra.
Do top 10 dos preferidos pelos anunciantes, apenas 3 são da seleção brasileira: Neymar, Felipão e o atacante Hulk, na 5ª posição, o que para alguns pode representar uma surpresa.
"Estes são os nomes que o mercado aposta que vão brilhar na Copa e o nome do Hulk por si só já tem um grande apelo e é vendedor por si só", diz Fábio Wajngarten, sócio do Controle da Concorrência.
Felipão está em campanha de 5 anunciantes na TV (Foto: Divulgação)Felipão está em campanhas da Vivo e de outros 4
anunciantes na TV (Foto: Divulgação)
Felipão desbanca jogadores
O técnico Luiz Felipe Scolari aparece na 4ª posição, na cola de Ronaldo, com 289 inserções de 5 anunciantes: Ambev (Guaraná Antarctica e Brahma), Peugeot, Sadia, Vivo e Walmart.
Na avaliação da consultoria, o volume de acordos publicitários fechados pelo treinador está associado aos valores transmitidos pela imagem de Felipão (liderança, seriedade, credibilidade e confiança), mas também pela ausência de grandes estrelas na seleção.
"Em Copas passadas tivemos uma reunião de ídolos. Se você perguntar hoje para um torcedor qual é a escalação da seleção, acredito que até o mais fanático vai gaguejar", afirma Wajngarten.
Hulk aparece logo atrás de Felipão, tendo aparecido no período em 251 comerciais da Ambev (Budweiser) e da Vivo. Os jogadores Thiago Silva, David Luiz, Oscar, Marcelo e Paulinho, que também têm sido escalados por anunciantes, não aparecem no ranking.
Neymar empresta sua imagem para marcas, incluindo a Claro (Foto: Divulgação)A Claro está entre os anunciantes que escalaram
Neymar para suas campanhas (Foto: Divulgação)
Completam o top 10: Joel Santana (Oi, P&G), Túlio (Oi), Pelé, (Grupo Carrefour, P&G, Subway), o goleiro Marcos (Magazine Luiza, Multivisão), Marta (Coca Cola, Ministério do Turismo). Kaká aparece na 11ª posição com 117 inserções (Ferrero, Hyundai).
A utilização da imagem de ex-jogadores consagrados está entre as estratégias utilizadas por anunciantes para vincular suas marcas ao clima de Copa sem fazer associação direta ao mundial e à seleção brasileira, cujas marcas são protegidas pela Fifa e pela CBF, respectivamente.
Vínculo com desempenho do Brasil
Wajngarten explica que a manutenção das atuais campanhas estará diretamente vinculada ao desempenho da seleção na Copa.
Hulk aparece como astro do rock junto com Eto'o, Cahill e Yoshida em propaganda da Budweiser. (Foto: Divulgação)Hulk aparece como astro do rock em propaganda
da Budweiser. (Foto: Divulgação)
"Neymar é acima do bem e do mal antes de começar os jogos. Se o Brasil for eliminado rápido vai ser curiosíssimo ver a mudança no ranking", diz o especialista, explicando que é comum os anunciantes prepararem opções de propagandas em caso de desclassificação.
"O interesse dos anunciantes está diretamente associado ao interesse da audiência, que por sua vez estará associada ao desempenho da seleção", conclui.
Confira o top 10 de nomes do futebol:
Colocação/Nome/Anunciantes/Inserções
1º   Raí (Caixa Economica Federal): 987
2º   Neymar (Ambev, Claro, Nike, Unilever): 807
3º   Ronaldo (Claro, Grupo Pão de Açucar): 306
4º   Felipão (Ambev, Peugeot, Sadia, Vivo, Walmart): 289
5º   Hulk (Ambev, Vivo): 251
6º   Joel Santana (Oi, P&G): 202
7º   Túlio (Oi): 155
8º   Pelé (Grupo Carrefour, P&G, Subway): 147
9º   Goleiro Marcos (Magazine Luiza, Multivisão): 137
10º Marta (Coca Cola, Ministério do Turismo): 126
Confira o ranking geral de famosos em propagandas:
Colocação/Nome/Anunciantes/Inserções
1º   Raí (Caixa Economica Federal): 987
2º   Neymar (Ambev, Claro, Nike, Unilever): 806
3º   Gisele Bundchen (Carolina Herrera, P&G, SKY): 660
4º   Fátima Bernardes (Seara): 387
5º   Bruno de Luca (Decolar.com): 379
6º   Ivete Sangalo (Bombril, P&G): 378
7º   Tatá Werneck (Oi): 341
8º   Vitor Belfort (Sky): 336
9º   Ronaldo (Claro, Grupo Pão de Açucar): 306
10º Flavia Alessandra (Artex, Flora, Kraft Foods): 301

Nenhum comentário:

Postar um comentário