Pedido de canonização do jovem seminarista Guido Schäffer é entregue ao Vaticano.
Rio de Janeiro - O pedido de concessão do "nihil obstat" para a abertura do processo de canonização do jovem surfista, médico e seminarista Guido Schäffer foi feito recentemente à Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. A solicitação, que é uma espécie de “nada consta”, pode ser enviada após completo o prazo da idade canônica, que são cinco anos após a morte.
O vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos, Dom Roberto Lopes, acredita que ainda neste ano o processo canônico poderá ser aberto. “Será uma grande festa para a Arquidiocese do Rio finalizar o processo da Odetinha e iniciar o do Guido. Realmente acho que ‘Deus é brasileiro e carioca’. Como motivou São João Paulo II, o Guido será um ‘santo de calça jeans’ ”, destacou.
Dom Roberto ressaltou o testemunho de vida do seminarista, o amor que ele tinha pelos pobres e o trabalho que fazia com as pessoas em situação de rua e junto com a congregação Irmãs Missionárias da Caridade, fundada por Madre Teresa de Calcutá. "Ele trabalhou na Santa Casa de Misericórdia e tinha o desejo de morar ali quando fosse ordenado padre. Ele era filho de médicos, possuía uma boa condição financeira, mas não tinha apegos materiais. Era muito voltado para o outro. Um homem de muita fé, apaixonado pela Palavra de Deus", observou.
Um jovem que amava a Deus
O seminarista Guido faleceu no dia 1º de maio de 2009, com 34 anos de idade, vítima de uma contusão na nuca quando surfava na Praia da Barra da Tijuca, que gerou desmaio e afogamento. “No dia de suas exéquias, a Igreja Nossa Senhora de Copacabana ficou repleta de bispos, padres e muitas pessoas, que manifestavam que ele foi um jovem diferente e que amava profundamente a Deus”, disse Dom Roberto.
O vigário episcopal afirmou que durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 aconteceu uma exposição sobre a vida de Guido. "Foi impressionante a quantidade de pessoas que visitaram a exposição, e ainda hoje muitos buscam informações e atribuem graças alcançadas pela intercessão dele. A vida do Guido surpreende", disse Dom Roberto.
SIR/Arq. Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário