"A Ave Maria vem da mão da Virgem ou não vir"
Entrevista com o compositor espanhol Sergio Moreno. Concerto no âmbito da Imaculada.
ROMA, 05 de dezembro de 2012 (ZENIT.org) -. Como parte da cerimônia na Plaza de Espanha, onde Bento XVI pronunciou neste 08 de dezembro uma coroa de flores aos pés da coluna da Imaculada será realizada logo após o um concerto na Embaixada da Espanha ante a Santa Sé.
No repertório são a Ave Maria De Vitoria; Cânone de Pachelbel e três obras de Mozart: Regina Coeli, virginum sua coroa e Aleluia. Seguidores da Ave Maria e Sergio Moreno conclui com o espanhol Balius e Villa De Villaviciosa vir.
A Ave Maria para coro e orquestra do compositor espanhol é Sergio Moreno, e é realizada pela Schola Cantorum de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri dirigido por Osvaldo Guidotti.
ZENIT entrevistou o jovem compositor espanhol, Sergio Moreno, de 38 anos, alto, com uma barba espessa que esconde sua afabilidade natural. Desde a infância, ele se dedicou à música no conservatório e obteve ótimos resultados em composição. Com uma licenciatura em Filologia Anglo-Germânica na Universidade de Cádiz, está actualmente a concluir um curso de estudos na Universidade Gregoriana. Vai ser diácono e sacerdote ordenado em 22 de dezembro na Espanha.
Como é que a composição da Ave Maria nasce?
- Sergio Moreno: Ele veio um dia depois de ensaios Coral basílica menor de Santa Maria de Arcos de la Frontera, atingindo meu quarto eu sentei e uma melodia que eu gostava de vinho, eu fui para o piano e começou .
Nada planejado tanto?
- Sergio Moreno: Eu chamo inspiração. E no dia seguinte vem outra peça que é ainda mais importante que eu chamo a parte sublime. E essa Ave Maria termina com um alto amém. Escrito em D tonalidade menor reminiscência de muitos trabalhos, uma tonalidade que cativa. Termina in D major transmitir o sentido da vida. Ou seja, em uma melancolia começa tom e termina com a alegria da glória da Ressurreição.
E uma vez que a melodia?
- Sergio Moreno: Eu trabalhei dois anos, com o professor Anjo Hortas, diretor musical da catedral Jerez de la Frontera, a harmonizá-la com as vozes e instrumentos.
A Ave Maria é sempre necessária?
- Sergio Moreno: A Ave Maria vem da mão da Virgem ou não vir. Eles sempre têm algo especial. Através do rosário que eu encontrei inspiração. Esta música não começar como todos, mas Ave Maria Ave Maria, Ora Pro Nobis, e onde os violinos desempenham um papel importante.
Como interpretar esta proposta de 08 de dezembro?
- Sergio Moreno: Embaixador da Espanha junto à Santa Sé, ele ouviu-me cantar a proclamação do evangelho e todos nascidos lá. Papa no ano passado enviou o áudio deste Ave Maria eo Santo Padre respondeu com uma carta de agradecimento.
Você que estudou piano e composição, que considera fundamental para a música sacra?
- Sergio Moreno: Pode-se compor, sem crença, mas para transmitir para chegar, precisamos da experiência de oração e rosário. Há muitos compositores com boas intenções, mas não o suficiente. Para ter a sacralidade experiência da pessoa é necessária. Essa é a chave. Há grandes compositores que escreveram belas melodias sagradas, mas não conseguiram chegar a algum lugar.
Também pode depender dos instrumentos?
- Sergio Moreno: Não necessariamente instrumentos. A melodia é a chave, porque como diz o ditado "o ponto de vista mona mona embora seda é", diz ele. Se a melodia é cativante o resto é vazio por mais coisas para colocá-lo.
Bem, e ferramentas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário