sábado, 17 de maio de 2014

UM PASSEIO DE BARCO PELO TÂMISA


O trecho deste passeio entre a Tate Britain e a Torre de Londres pode ser feito tranquilamente a pé, pois são aproximadamente 6 km de caminhada no plano. Na minha opinião, fazer uma caminhada pelas margens do Tâmisa, de preferência em um dia de sol, é um dos programas mais bacanas de Londres.
Mas a opção de pegar um catamaran para cruzar a cidade de oeste a leste é também muito interessante. E para chegar aGreenwich não tem opção melhor do que ir de barco.
Passeio de barco pelo Tâmisa - Thames Clipper
Muitas empresas oferecem este serviço de transporte entre os diversos píeres ao longo do rio. A dica é comprar um passe para o dia (“River Roamer“) que dá direito a desembarcar em qualquer píer, visitar o entorno, e embarcar em um próximo barco da mesma empresa. Eu usei esta empresa aqui.
No percurso, várias atrações que dão vontade de entrar e ficar horas, mas é bom escolher 2 a 3 lugares para visitar com mais calma, e deixar o resto para outra oportunidade. Afinal, é só um dia!
Sugestão de roteiro:
Passeio de barco pelo Tâmisa - Tate Britain
Já que o tema é o Rio Tâmisa, comece cedo pela Tate Britain (aberta a partir das 10:00), onde estão os quadros do pintor inglês que mais retratou o rio de sua cidade: J.M.W. Turner. Saindo da Tate, vá caminhando pela margem do rio, até chegar ao prédio doParlamento e ao Big Ben.
Passeio de barco pelo Tâmisa - London Eye
Atravesse a ponte de Westminster (bem em frente ao Big Ben), e estará próximo ao London Eye. Acho que vale a pena andar de roda gigante e tirar umas fotos lá de cima. Se o tempo estiver bom, as fotos ficam lindas. Mas se a fila estiver muito grande, ou se o tempo fechar, não tem problema: muita gente que acha que existem vistas mais bonitas (e mais baratas) em outros pontos da cidade.
Passeio de barco pelo Tâmisa - Tate Modern
Pegue o barco no píer em frente ao London Eye (Waterloo Pier). O barco vai passar pelo Shakespeare Globe e a Tate Modern à direita (margem sul) e pela Catedral de St. Paul à esquerda, mas deixe para visitar esses pontos na volta. A próxima parada é o píer da London Bridge: desembarque e caminhe em direção à Tower Bridge, um dos principais cartões postais de Londres.
Passeio de barco pelo Tâmisa - H.M.S. Belfast
No caminho, você verá ancorado o HMS Belfast, navio da II Guerra que hoje é um museu aberto para visitação. O prédio esquisito em forma de capacete é a prefeitura de Londres. Continuando o caminho após passar pela Tower Bridge, você chegará aomuseu do Design, excelente programa para quem tem interesse nesta área.
Passeio de barco pelo Tâmisa - Prefeitura de Londres
Atravesse a Tower Bridge para visitar um outro lugar da lista dos dez mais famosos da cidade: a Torre de Londres, fortaleza onde se encontram, entre outras coisas, as maravilhosas joias da rainha. No píer da Torre, pegue o barco novamente. Nesta parte do percurso, você verá o centro empresarial  Canary Wharf,  e logo depois chegará em Greenwich (20 min. de viagem). Passeie peloObservatório Real, o Painted Hall, aprecie a vista panorâmica de Londres e tire a famosa foto com um pé em cada meridiano.
Passeio de barco pelo Tâmisa - Greenwich
Saindo de Greenwich, o barco dará uma volta pela O2 (arena de eventos de Londres), e você poderá descer em Canary Wharf para conhecer esse centro empresarial e comercial da cidade. É um bom contraponto à Londres histórica, já que é uma área de arquitetura moderna. Aproveite para ir ao restaurante da rede do chef-celebridade – de quem sou fã – Jamie Oliver: Jamie’s Italian.
Passeio de barco pelo Tâmisa - O2 Arena
A última parada será no píer Bankside para visitar a Tate Modern e o teatro Shakespeare Globe. Se ainda restar energia, atravesse a ponte do milênio para ver a St. Paul’s Cathedral, catedral onde foi realizado o casamento de Charles e Diana.
Passeio de barco pelo Tâmisa - Bankside pier e Globe
Thames Clipper Adult River Roamer:
Válido das 10.00 – 22.00 de segunda à sexta e das 08.00 – 22.00 aos sábados e domingos
Preço: £13,60  - para quem possui um travelcard (1/3 off): £ 9,10 (preços para 2013)
As passagens podem ser adquiridas nos barcos, nos píeres ou online.
Itinerário:
Passeio de barco pelo Tâmisa - Mapa
Para quem prefere andar de ônibus:

Nenhum comentário:

Postar um comentário