Santiago (RV) – Que a Copa do Mundo de Futebol seja uma ocasião para refletir sobre alguns valores especificamente cristãos, como a comunhão, a participação e a paixão. Este é o convite feito pela Conferência Episcopal do Chile. O time chileno será o próximo adversário da seleção brasileira, nas oitavas de final do Campeonato, em 28 de junho.
Os bispos destacam que “esta experiência esportiva pode ser útil para redescobrir, como Igreja e como humanidade, o valor do encontro como categoria fundamental”. “A paixão pelo esporte – continuam os bispos – nos faz pensar na paixão que um cristão deve ter por Cristo e pelo Evangelho”.
A Igreja chilena acentua o “encontro na experiência de fé, ou seja, na busca constante e nova de momentos de intercâmbio que levem os cristãos a crescer na paixão pelo Reino de Deus”. Os bispos também evidenciam outro aspecto importante da Copa: a beleza do jogo de grupo, “a atenção ao próximo e ao resultado coletivo, mais do que o individualismo”.
“O valor do trabalho em conjunto, o esforço por um objetivo comum, o indivíduo e suas qualidades a serviço de um projeto coletivo fazem pensar em colaboração pastoral, comunhão e participação”.
A mensagem se encerra: “O esporte, e o futebol de modo especial, é hoje um convite a trabalhar em comunhão, valorizar a colaboração e suas consequências positivas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário