Caridade. Mantendo uma tradição de 139 anos, a Paróquia de Santo Antônio, neste município, reverencia até o dia 13 de junho, seu padroeiro, considerado um dos santos mais popular da Igreja Católica.
Este ano, o tema é "Santo Antônio, renovando a esperança da dignidade humana". Para o pároco João Mascarenhas Valério, que coordena pela primeira vez os festejos alusivos ao santo, Caridade é um dos Centros de peregrinação mais importante do Ceará, pela sua expressão de fé e religiosidade de seu povo.
Para atender os fiéis e devotos que chegam à cidade para reverenciar o padroeiro, a paróquia colocou 13 padres que se revezam nas celebrações das missas, novenas, trezenas e confissões nesse período. 15 missas serão presididas na Igreja Matriz. A cada noite uma organização social fica responsável pelo leilão que tem renda revertida para as obras de caridade da Paróquia de Santo Antônio.
"A festa é um momento para reacender a fé do povo, em um momento de renovação cristã e compromisso verdadeiro que Deus faz a cada um de nós'', explica padre João Mascarenhas.
Para ele, o ser humano tem sede de buscar melhorias na sua vida, e isso ele encontrou no Santo, as qualidade de poder interceder a sua fé. "Eles conseguem concretizar o desejo e a necessidade de conquistar algo que muita vezes não conseguem com as autoridades. O devoto pode passar 10 anos em dívida com Santo Antônio, mas um dia ele vem e paga. O importante é estar perto de Deus'', diz o padre.
Todas as noites, após as trezenas, a imagem de Santo Antônio sai em procissão pelas ruas das cidade e, após o cortejo, uma casa é escolhida para oferecer um jantar especial aos padres que participam das celebrações em uma maneira de agradecimento pelo momento de evangelização. Um fato que merece destaque, são os 50 anos de visita de Nossa Senhora às residências de Caridade. A coroação da imagem da Mãe de Deus acontece no dia 7 de junho, no pátio da Matriz, às 19h.
Padre Mascarenhas não esconde a sua alegria de poder presidir o segundo maior festejo da região. Perde apenas para as festividades de São Francisco, em Canindé.
Além das missas, trezenas e leilões, a paróquia realiza missas especiais, onde categorias de diversas áreas prestam homenagem ao santo. No dia 6 de junho às 10h, será celebrada na Fazenda Ideal, do ex-prefeito Júnior Tavares, a 15ª Missa do Vaqueiro, presidida por padre Tula.
Uma moto romaria, saindo de Canindé no sábado, dia 7, às 15h, presta homenagem a Santo Antônio. É a fé sobre duas rodas em um trajeto de 21km na sua 14ª edição.
À noite, acontece um dos momentos mais emocionantes da história do município, a coroação de Nossa Senhora, que completa 102ª anos da devoção.
Os ciclistas também fazem parte do calendário de eventos religiosos. Eles partem de Canindé para Caridade no domingo,dia 8, com saída da Praça Azul. Este ano, a cicloromaria completa 24ª anos.
No dia 12, haverá o tradicional "Arraiá do Povo", que completa 15 anos de integração entre os moradores de Caridade e visitantes.De acordo com os organizadores dos festejos, durante os 13 dias passam pelo município cerca de 70 mil pessoas, que contribuem para o incremento da economia da cidade. A prefeita Simone Tavares garantiu toda uma infra-estrutura. "Estamos de braços abertos para acolher nossos visitantes nesta tradição de 15 anos'', finalizou a prefeita.
Antônio Carlos Alves
Colaborador
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário