terça-feira, 3 de junho de 2014

Com bom elenco, Cruzeiro larga na frente

Juliano Paiva*
O planeta estará voltado para a Copa do Mundo nos próximos dias. Mas tem uma classe que deveria se preocupar um pouco menos com o Mundial. Os dirigentes brasileiros precisam, e devem, reforçar seus clubes. Quem não o fizer pagará caro.
Para quem não sabe, a partir de 16 de julho, com a taça do mundo já na sala de troféus do novo ou velho campeão, haverá jogos em todas as quartas/quintas e em todos os sábados/domingos até o final de 2014. Ou seja, não haverá descanso e treino, mas haverá, certamente, muita pressão, cartões amarelos, vermelhos e muitas, mas muitas mesmo, contusões e lesões.
O clube que não tiver um elenco à altura da loucura proporcionada pelo calendário do futebol brasileiro vai penar. Literalmente! Vai ter time dando graças a Deus por ficar no meio da tabela de classificação. Mas não tem jeito, pelo menos quatro equipes vão partir dessa para a Série B. É o regulamento.
Cruzeiro lidera
O Cruzeiro chegou ao fim das tão faladas nove rodadas como líder do Campeonato Brasileiro. E com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Vai passar o período do Mundial bem tranquilo.
A Raposa parece estar à frente também justamente no quesito elenco. Não por acaso iniciou o Nacional com o time B, devido à disputa da Taça Libertadores, e ainda sim conseguiu pontuar. Só perdeu um jogo na ocasião, o clássico para o Atlético no Independência.
Fluminense também deve chegar forte
Que ironia! O vice-líder Fluminense, que deveria estar na Série B, é outro clube que deve chegar forte após a disputa da Copa do Mundo. O Tricolor ainda pode ter importantes reforços. O meia Cícero e o zagueiro Henrique já estão confirmados.  E dizem que o próximo será Wellington Nem, campeão brasileiro com o time carioca em 2010.
Atlético precisa de reforços
O Atlético precisa de reforços. É fato! Eles virão do próprio elenco com o retorno de praticamente todos os contundidos. Nessa primeira parte do campeonato, em certas partidas, o Galo chegou a ter 16 desfalques. E, por incrível que pareça, sobreviveu. Para uma equipe que sofreu com tantas baixas, os 14 pontos estão de bom tamanho.
Contudo, se o Galo quer quebrar o tabu de não ganhar um Campeonato Brasileiro desde 1971, é preciso mais. Muito mais! Maicosuel já está confirmado. Mas o Alvinegro precisa, urgente, de um lateral-esquerdo, um volante, um zagueiro e também um atacante, caso a saída de Jô se concretize. A bola está com Alexandre Kalil e Eduardo Maluf. A tabelinha precisa dar certo para que o Atlético volte a ser campeão nacional.
Flamengo
O Flamengo passará a Copa do Mundo na zona de rebaixamento. Alias, é bem pior que isso. O Rubro-negro carrega a vice-lanterna, é o segundo pior time do Brasileiro até agora com apenas sete pontos somados.
A facilidade com que o Cruzeiro venceu o Mengo no domingo chega a dar arrepios na maior torcida do país. Foram três, mas poderiam ter sido sete a zero. O Flamengo, nessa toada, é fortíssimo candidato a deixar o seleto grupo de clubes que nunca disputaram a Série B.
Juliano Paiva escreve toda segunda-feira no DomTotal.com

*Jorrnalista formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente editor do Dom Total, Paiva trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e no extinto Diário da Tarde, tradicional periódico de Belo horizonte fechado pelos Associados Minas em julho de 2007. No DT, começou como repórter da editoria Cidades, mas, na época do fechamento do jornal, fazia cobertura esportiva. Também foi responsável pela cobertura de jogos do Campeonato Brasileiro para a Folha de São Paulo no segundo semestre de 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário