quinta-feira, 26 de junho de 2014

Copa tem desespero de Portugal no DF


Portugueses indo à Arena da Amazônia (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Portugueses na Copa (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Ganeses se reúnem em bar de Ponta Negra para ir até a Arena das Dunas (Foto: Rafael Barbosa/G1)Ganeses no Brasil (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Portugal x Gana, às 13h, em Brasília
A seleção de Portugal precisa golear o time de Gana e torcer por uma vitória da Alemanha contra os Estados Unidos para ter alguma chance de se classificar na primeira fase, pelo saldo de gols. O time confia no talento do capitão Cristiano Ronaldo, que ainda não marcou nesta Copa.
Gana também precisa vencer por uma boa diferença de gols para ter chance.
Por que ver esse jogo: Além da festa que a torcida portuguesa costuma fazer no estádio, a partida deve ser disputada com muita intensidade. O time de Gana não para de correr 1 minuto sequer. E Portugal quer uma exibição honrosa, em sua provável despedida do Mundial.
O estádio: Demolido em 2010, o Estádio Nacional Mané Garrincha foi reinaugurado em maio de 2013. Aproximadamente 15 mil homens trabalharam na obra da arena, que tem capacidade para 72,8 mil pessoas. O custo total ficou em cerca de R$ 1,4 bilhão. Em 11 de junho de 2012, o operário José Afonço de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, morreu em um acidente na construção, ao cair de uma altura de 30 metros. Foi a primeira das oito vítimas em obras de estádios da Copa no Brasil.
Torcedores se concentram em frente ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para jogo entre Brasil e Camarões (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Torcedores se concentram em frente ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)
Dá tempo de visitar o Congresso Nacional antes do jogo (Foto: Paulo Guilherme/G1)Congresso Nacional (Foto: Paulo Guilherme/G1)
O que fazer: A dica é levantar cedo para conhecer Brasília e depois partir para o estádio. A cerca de 5 km dali, fica a Praça dos Três Poderes. "Reúne o prédio do Itamaraty, o do Supremo [Tribunal Federal] e o Palácio do Planalto, além do próprio Congresso [Nacional]. Ali você tem uma ideia de como a cidade foi planejada", indica o ministro do STF Marco Aurélio Mello no Guia de Cidades da Copa do G1.
O torcedor também pode visitar a Catedral Metropolitana de Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Outra opção é a Torre de TV, que fica ao lado do estádio. Foi inaugurada em 1967, com projeto de Lúcio Costa, inspirado na Torre Eiffel de Paris. Tem um mirante panorâmico a 75 metros de altura. Em sua base, há uma feira de artesanato.
Além disso, a cantora Ellen Oléria indica o Eixão do Lazer para quem quiser fazer uma atividade física. Ele corta a cidade de uma ponta à outra das asas Norte e Sul e, aos domingos e feriados, o trânsito é fechado para carros. Moradores e turistas usam a via como área de lazer.
Público assiste ao jogo entre Suíça e Equador na Fifa Fan Fest, no Taguaparque, em Taguatinga. (Foto: Natalia Aquino/G1)Público na Fifa Fan Fest, no Taguaparque, em
Taguatinga (DF) (Foto: Natalia Aquino/G1)
Fifa Fan Fest: Montada no Taguaparque, em Taguatinga, a Fifa Fan Fest do Distrito Federal tem o grupo Fundo de Quintal como principal atração desta quinta-feira. Veja a programação completa.
Vale prestar atenção na lista de itens proibidos de entrar no local da festa: latas, copos, garrafas, coolers e isopores; fogos de artifício, armas, sprays, aerossóis, artefatos explosivos, de raio laser e similares; carrinhos de bebê, animais, bolsas e mochilas com mais de 40 cm; malas, pastas, filmadoras e câmeras com lentes maiores de 15 cm. Saiba como chegar.
Depois do jogo: Dá para deixar o almoço para depois da partida e seguir alguma das indicações de famosos no Guia das Cidades da Copa do G1. Há desde opções mais rápidas, como apastelaria Viçoca, sugerida pelo ator Murilo Rosa, até restaurantes como o Coco Bambu, recomendado pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde. O local fica em frente ao Lago Paranoá, que pode ser visitado após a refeição. Conhecido como "mar de Brasília", o lago tem, além de restaurantes, espaços culturais, áreas para caminhadas e bares com música ao vivo. Suas águas também são propensas para a prática de esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário