quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dom Odilo destaca apóstolo São Paulo em artigo

Para cardeal, apóstolo representa a Igreja em missão, anunciando o Evangelho aos povos.
São Paulo - A Igreja celebrará neste próximo dia 29 de junho a Festa da solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, considerada a comemoração do martírio de dois "príncipes dos apóstolos", que tiveram seus sangues derramados em Roma em testemunho por Jesus Cristo e pelo Evangelho.

Em seu mais recente artigo publicado, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer destacou que "São Pedro representa a unidade da Igreja e o pastoreio universal das ovelhas do rebanho do Senhor, conforme encargo por ele recebido do próprio Jesus, após a ressurreição. Segundo Dom Odilo, "São Paulo representa a Igreja ‘em missão', anunciando o Evangelho a todos os povos", pois "ele mesmo reconhece que esta foi a missão recebida de Jesus e sua ação missionária ardorosa e incansável o demonstrou bem".

Lembrando da Liturgia desta festa, que ressalta o papel diverso dos dois apóstolos, contribuintes para a mesma missão da Igreja: "por meios diferentes, os dois congregaram a única família de Cristo", o purpurado acredita que o Papa Francisco, enquanto sucessor de Pedro, representa ambas essas missões da Igreja, pois se ocupa e preocupa com a unidade da Igreja na confissão da mesma Fé, animando também a Igreja e mantendo viva e dinâmica a ação missionária.

O papa Francisco, como seus predecessores, está profundamente empenhado nesta dupla missão da Igreja de Cristo. Esta mesma dúplice missão também é compartilhada pelo colégio episcopal, junto com o Papa, e por todos e cada um dos bispos em sua diocese." Dom Odilo ainda explicou que, na Festa de São Pedro e São Paulo, a Igreja Católica comemora o "dia do Papa", assim convidando as suas comunidades, em todo o mundo, a fazerem oração pelo Sucessor de Pedro, bem como renovar a consciência da sua comunhão com ele.

"Ao mesmo tempo, pede que expressem sua adesão ao Papa e sua missão, de maneira concreta, através do ‘óbolo de São Pedro'; com essa ajuda, o Papa pode realizar, em nome de todos, a caridade em situações de necessidade urgente, como catástrofes, e apoiar a vida e a missão da Igreja em lugares muito carentes", observou. No final, o purpurado deixou um recado: "portanto, ‘oremus pro Pontifice nostro Francisco!' No dia do Papa e todos os dias".
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário