sexta-feira, 27 de junho de 2014

Em 'dia livre' da Copa, veja atrações em cidades que recebem as oitavas

Belo Horizonte e Rio de Janeiro terão primeiros jogos.
Conheça um pouco das cidades hospedeiras da próxima etapa do mundial.

Do G1, em São Paulo
Esta sexta-feira (27) é o primeiro dia sem jogos desta Copa do Mundo, e torcedores se preparam para as oitavas de final que ocorrem em apenas oito cidades do Brasil a partir deste sábado (28). As primeiras com jogos desta nova etapa serão Belo Horizonte (com Brasil X Chile às 13h) e Rio de Janeiro (Colômbia x Uruguai às 17h), no sábado. No domingo (29), Fortaleza será palco de Holanda x México às 13h, e depois a Arena Pernambuco, em Recife, recebe às 17h Costa Rica x Grécia.
G1 preparou um roteiro turístico para o "dia livre" de quem vai acompanhar as partidas nas cidades que hospedarão as oitavas de final da Copa. Confira:
Belo Horizonte
Uma boa opção na cidade é passar a manhã andando pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade. O complexo reúne 11 museus e espaços culturais na região central. "A gente finge que é normal, mas não é normal uma cidade ganhar a quantidade de museus que ganhou ali. Arte popular com arte contemporânea. É um cartão-postal da cidade", define o estilista Ronaldo Fraga. O complexo fica no bairro Funcionários, próximo à Savassi.
Outra atração é o Aquário Municipal São Francisco, que fica dentro do Zoológico de Belo Horizonte. São 22 tanques com peixes das espécies típicas da bacia do Rio São Francisco, além de um segundo piso onde é possível observar os peixes por cima.
No domingo, dia sem jogo na cidade, ainda é possível conferir a feira de artesanato na Avenida Afonso Pena, no centro. Mais de 2,5 mil expositores vendem as mais diversas mercadorias, como artes, bijuterias, brinquedos, bolsas, roupas, calçados, móveis e objetos de decoração. Saiba mais sobre a feira, que existe há 43 anos.
Cariocas aproveitam sábado nas praias do Rio (Foto: Daniel Silveira/G1)Cariocas aproveitam sábado nas praias do Rio (Foto: Daniel Silveira/G1)
Rio de Janeiro
Com o dia livre, é possível aproveitar para visitar algumas das praias que tornaram o Rio conhecido no mundo todo. Além dos tradicionais passeios por Copacabana e Ipanema, na Zona Sul, outras dicas são a Prainha, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, e a praia de Grumari, no Recreio dos Bandeirantes.
Outros destinos inevitáveis na cidade são o Pão de Açúcar, com o passeio de bondinho, e o Morro do Corcovado, para uma vista panorâmica e uma foto aos pés do Cristo Redentor (veja mais detalhes do passeio aqui). Os Arcos da Lapa e o Jardim Botânico são outros cartões-postais que valem a visita. Para quem gosta de Carnaval, uma opção é conhecer a Cidade do Samba, onde ficam os barracões das escolas do Grupo Especial do Rio e são confeccionados os carros alegóricos e algumas fantasias usadas nos desfiles.
O Beach Park ocupa uma área de 180 mil metros quadrados (Foto: João Melo/Divulgação)O Beach Park ocupa uma área de 180 mil metros
quadrados (Foto: João Melo/Divulgação)
Fortaleza
Com o dia todo para aproveitar a cidade, uma dica é o Beach Park, um parque aquático que fica na Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz. Outra boa opção para um dia inteiro de folga é a Praia do Futuro, cenário e título do último longa do cineasta Karim Aïnouz. "Gosto da Praia do Futuro antiga, antes de começar a rua de calçamento, perto da barraca Dallas. É o lugar ao qual mais gosto de ir. É meio isolado e tem uma coisa poética da areia que foi cobrindo as barracas", disse Aïnouz ao G1. (Conheça a Fortaleza de Karim Aïnouz no Guia das Cidades da Copa)
A Casa de José de Alencar é outro ponto turístico de Fortaleza. Além de abrigar o escritor por nove anos, o sítio de clima tranquilo tem ainda museus, pinacoteca, biblioteca e restaurante.
Paço do Frevo (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Paço do Frevo, Recife (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Recife
Recife e Olinda, além de formarem uma metrópole à beira-mar, com opções de praia na cidade e nos arredores, oferecem a oportunidade de conhecer a rica cultura pernambucana. O Paço do Frevo, por exemplo, é um espaço dedicado à difusão dessa dança e ritmo locais. Foi inaugurado em fevereiro deste ano. "É lindíssimo, além de ser um local que fala muito da nossa cultura", recomenda a atriz Fabiana Karla, no Guia das Cidades da Copa do G1. As casas coloridas, ruas de pedras e inúmeras igrejas da parte histórica de Olinda – no chamado Sítio Histórico – são uma oportunidade de voltar ao século 16 e conhecer o Brasil Colônia. Com becos, vielas e ruas de traçado irregular, é uma cidade residencial e cultural, com ateliês e um delicioso patrimônio: a tapioca da Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário