quinta-feira, 19 de junho de 2014

Felipe VI jura fidelidade à Constituição como novo rei da Espanha

Cerimônia solene de proclamação ocorre na residência real espanhola.
Felipe VI assume trono após abdicação de seu pai, Juan Carlos.

Da France Presse
O novo rei da Espanha, Felipe VI, faz juramento na presença do presidente do Parlamento, Jesus Posada, e do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy (Foto: Paco Campos/Reuters)O novo rei da Espanha, Felipe VI, faz juramento na presença do presidente do Parlamento, Jesus Posada, e do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy (Foto: Paco Campos/Reuters)
Felipe VI de Borbón jurou nesta quinta-feira (19) fidelidade à Constituição em sua proclamação como novo rei da Espanha, diante de senadores e deputados reunidos no Congresso em Madri.
"Juro desempenhar fielmente minhas funções, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das Comunidades Autônomas", afirmou Felipe VI diante dos deputados e senadores no Congresso.
Em suas primeiras palavras, Felipe prestou homenagem ao pai por seu papel na "reconciliação" da Espanha após a morte do ditador Francisco Franco (1939-75) e por "reconhecer a Espanha em sua pluralidade".
O novo rei, de 46 anos, expressou sua fé na unidade da Espanha, em um país que enfrenta o desafio do desejo de independência da Catalunha, que também volta a ganhar força no País Basco.
"Temos fé na unidade da Espanha, da qual a Coroa é símbolo", afirmou durante a proclamação no Congresso, diante dos presidentes regionais, entre eles o catalão Artur Mas e o basco Iñigo Urkullu.
Felipe VI terá ainda a tarefa árdua de devolver o brilho a uma monarquia desgastada pelos escândalos, que abalaram a família real e provocaram a queda da popularidade de seu pai Juan Carlos I, e a crise econômica.
Assim, o novo rei prometeu uma monarquia "íntegra e transparente", em seu primeiro discurso.
"Desejamos uma Espanha na qual todos os cidadãos recuperem a confiança em suas instituições", afirmou durante a cerimônia, que não contou com as presenças de sua irmã Cristina e seu cunhado Iñaki Urdangarin, ambos indiciados em um caso de suposta corrupção.
O novo rei da Espanha, Felipe VI, posa ao lado da mulher, Letizia, das filhas, as infantas Leonor e Sofia, do primeiro-ministro Mariano Rajoy e do chefe das Forças Armadas, almirante Fernando Garcia Sanchez (Foto: Sergio Barrenechea /AFP)O novo rei da Espanha, Felipe VI, posa ao lado da mulher, Letizia, das filhas, as infantas Leonor e Sofia, do primeiro-ministro Mariano Rajoy e do chefe das Forças Armadas, almirante Fernando Garcia Sanchez (Foto: Sergio Barrenechea /AFP)
Felipe VI também aproveitou o discurso de proclamação para destacar com "generosidade o imenso valor" dos vínculos que unem a Espanha com a América Latina.
Ele destacou a proximidade cultural, econômica e linguística entre Madri e suas ex-colônias, "um ativo de imenso valor que devemos potencializar com determinação e generosidade".
O novo monarca jurou fidelidade à Constituição de 1978 vestido com o uniforme de gala militar, incluindo a faixa de capitão geral dos exércitos.
Antes do discurso, Felipe VI, assumiu a condição de chefe das Forças Armadas.
Seu pai, Juan Carlos, que nesta quarta-feira (18) assinou a lei que permitiu sua abdicação do trono, transferiu ao novo monarca uma faixa de tecido que o reconhece como capitão-general das três Forças Armadas.
O novo rei da Espanha, Felipe VI, cumprimenta a população em percurso pelas ruas de Madri que terminou no Palácio Real. (Foto: Miguel Riopa/AFP)O novo rei da Espanha, Felipe VI, cumprimenta a população em percurso pelas ruas de Madri que terminou no Palácio Real. (Foto: Miguel Riopa/AFP)
População
Enquanto isso, milhares de cidadãos se aglomeraram pelas ruas de Madri, onde Felipe VI e sua esposa Letizia farão um percurso após a cerimônia no Congresso para se dirigir ao Palácio Real, onde presidirão uma recepção com mais de 2 mil convidados de todos os setores da sociedade.
Voluntários da Prefeitura de Madri distribuíram desde a madrugada 100 mil bandeirolas entre as pessoas que vão assistir a passagem do rei pelas ruas do centro. A insígnia nacional está presente em muitas das varandas dos edifícios, assim como no mobiliário urbano e nos ônibus municipais.
A Puerta del Sol, um dos lugares mais famosos do centro de Madri, amanheceu hoje com uma fotografia gigante do casal real na fachada da sede do governo regional de Madri, e com várias bandeiras da Espanha nas varandas de todos os edifícios.
Além disso, a sede da Prefeitura, na Praça de Cibeles, exibia duas bandeiras gigantes da Espanha e 700 ônibus urbanos da cidade estão adornados com pequenas bandeirolas em cima dos retrovisores.
O novo rei da Espanha, Felipe VI, e sua mulher, a rainha Letizia, cumprimentam os espanhóis na sacada do Palácio Real de Madri (Foto: Andrea Comas/Reuters)O novo rei da Espanha, Felipe VI, e sua mulher, a rainha Letizia, cumprimentam os espanhóis na sacada do Palácio Real de Madri (Foto: Andrea Comas/Reuters)
O novo rei da Espanha, Felipe VI, posa ao lado de seu pai, Juan Carlos, durante cerimônia de sua proclamação nesta quinta-feira (19) em Madri. Ao fundo, estão sua mulher, Letizia, suas filhas, Sofia e Leonor, e sua mãe, a Rainha Sofia. (Foto: Reuters)O novo rei da Espanha, Felipe VI, posa ao lado de seu pai, Juan Carlos, durante cerimônia de sua proclamação nesta quinta-feira (19) em Madri. Ao fundo, estão sua mulher, Letizia, suas filhas, Sofia e Leonor, e sua mãe, a Rainha Sofia. (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário