domingo, 29 de junho de 2014

Holanda x México, às 13h, em Fortaleza

Torcida de Holanda e México promete fazer uma festa especial em Fortaleza (Foto: Eduardo Desconto/Flavia Mantovani/Katherine Coutinho/G1)
Torcida de Holanda e México promete fazer uma festa especial em Fortaleza (Foto: Eduardo Desconto/Flavia Mantovani/Katherine Coutinho/G1)
A Holanda venceu os três jogos da primeira fase e mostrou o ataque mais eficiente da competição, fazendo 10 gols. O México terminou em segundo lugar no grupo que tinha o Brasil e mostrou muita força na defesa, com apenas um gol sofrido em três partidas. O jogo marca o duelo entre o ataque holandês, comandado por Arjen Robben e Robie Van Persie, contra o goleiro Guillermo Ochoa, destaque do México.
Por que ver este jogo: Três vezes vice-campeã mundial (1974, 1978 e 2010), a Holanda está embalada pela boa campanha na primeira fase para finalmente ganhar uma Copa do Mundo. O time mescla jogadores jovens, como o goleiro Cillessen, os zagueiros De Vrije, Blind e Martins Inde, e o meia Clasie, com os experientes De Jong, Sneijder, Robben e Van Persie, remanescentes do time de 2010.
"Estamos muito confiantes, mas sempre olhamos nosso próximo adversário, e o México tem um time bom. É uma equipe dura de encarar sim. Todos nós temos de nos concentrar e focar puramente neste jogo", disse o holandês Sneijder. No México, o volante José Vázquez, suspenso com dois cartões amarelos, será substituído por Salcido.
O México confirmou sua classificação com uma vitória sobre a Croácia na última rodada da primeira fase. Os destaques do time são, além do goleiro Ochoa, o zagueiro Rafa Marquez, os meias Guardado e Giovanni dos Santos, e o atacante Chicharito Hernández. Vale também observar o comportamento do técnico mexicano Miguel Herrera, que vibra muito durante a partida e é uma atração à parte.
GNews - Arena Castelão (Foto: globonews)Arena Castelão (Foto: GloboNews)
O estádio: A Arena Castelão, reformada a um custo de R$ 518 milhões, tem capacidade para 63.903 torcedores. Construído inicialmente em 1973, o estádio foi remodelado e reinaugurado em janeiro do ano passado. De fácil acesso, o local fica perto do Rio Cocó, que cruza Fortaleza.
O México já jogou na Arena Castelão nesta Copa do Mundo, no empate por 0 a 0 com o Brasil. Os outros jogos realizados no estádio foram Costa Rica 3 x 1 Uruguai, Alemanha 2 x 2 Gana, e Grécia 2 x 1 Costa do Marfim.
Ponte Metálica, localizada na Praia de Iracema, guarda a história da boemia fortalezense.  (Foto: Rafael Almeida/Arquivo Pessoal)Ponte Metálica, localizada na Praia de Iracema
(Foto: Rafael Almeida/Arquivo Pessoal)
O que fazer na cidade: Como o jogo acontece no meio da tarde, a dica é aproveitar as praias da cidade pela manhã. Uma opção é curtir a vista da Praia de Iracema, no Espigão da Rui Barbosa (veja detalhes). Depois, antes de seguir rumo ao estádio, uma boa dica é experimentar a cozinha de frutos do mar típica do Ceará.
Outra dica é tomar o café da manhã no Centro das Tapioqueiras, localizado no caminho para a CE-040. Os turistas poderão provar tapiocas com mais de 60 sabores de recheio. O ator Jesuíta Barbosa indicou o local no Guia das Cidades da Copa do G1. "As tapiocas são muito gostosas e tradicionais. O atendimento é puro amor", afirmou.
Órbita Bar (Foto: Órbita Bar/ Divulgação)Órbita Bar (Foto: Órbita Bar/ Divulgação)
Outra opção é conhecer um dos mercados mais populares da cidade, o Mercado São Sebastião, no Centro, e provar frutas. Quem tiver estômago forte, pode ter um almoço reforçado com os pratos típicos da região, como panelada e buchada, e seguir para o jogo.
Após o jogo, para quem quiser dançar um forró pé de serra, a noite pode ser no Kukukaya. A casa com decoração sertaneja oferece uma programação musical às sextas e aos sábados. O local também oferece um cardápio com cozinha regional. Outro lugar para quem gosta de curtir uma balada é o Órbita Bar, na Praia de Iracema.
Fifa Fan Fest: A Fifa Fan Fest acontece no Aterro da Praia de Iracema. Os torcedores poderão assistir às partidas em um telão HD de 130 metros quadrados. O espaço é fechado, mas tem entrada gratuita. Nos dias em que a capacidade total (35 mil) estiver preenchida, será disponibilizado um telão na área externa.
Previsão do tempo: Sol com nuvens de chuva (veja a previsão completa).

Costa Rica x Grécia, às 17h, no Recife
Costa Rica Grécia (Foto: Luna Markman/G1/Getty Images)Costa Rica Grécia (Foto: Luna Markman/G1/Getty Images)
A Costa Rica é a grande surpresa desta Copa do Mundo. Terminou em primeiro lugar em um grupo com três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra. Já a seleção da Grécia se classificou no último minuto ao vencer a Costa do Marfim em uma disputa direta pela segunda vaga de sua chave. Esta é a segunda vez que os costarriquenhos chegam às oitavas de final de um Mundial. A primeira foi em 1990, na Itália. Já os gregos chegam pela primeira vez à segunda fase de uma Copa.
Por que ver este jogo: A Costa Rica surpreendeu seus adversários com um jogo de muita velocidade e talento dos seus atacantes Joel Campbell e Bryan Ruiz. O goleiro Keylor Navas também é destaque, tendo sofrido apenas um gol em três jogos. Já a Grécia se destaca pelo jogo baseado na força física. O atacante Georgyos Samaras é o craque do time.
Meia hora antes do início do jogo, maior parte da torcida já estava dentro da Arena Pernambuco (Foto: Luna Markman / G1)Jogo será na Arena Pernambuco (Foto: Luna Markman / G1)
O estádio
Com capacidade para 46 mil pessoas, a Arena Pernambuco foi construída ao custo de R$ 532,6 milhões, segundo o Ministério do Esporte. O estádio foi inaugurado em abril do ano passado. A Costa Rica já jogou na Arena Pernambuco nesta Copa do Mundo. Foi lá que o time centro-americano venceu a Itália por 1 a 0. Os outros jogos já realizados na arena foram Costa do Marfim 2 x 1 Japão, México 3 x 1 Croácia, e Alemanha 1 x 0 Estados Unidos.
Após cheia de 1975, que afetou diversos bairros da Zona Norte, a Zona Sul passou a ser alvo da especulação imobiliária e orla de Boa Viagem ganhou arranha-céus (Foto: Vanessa Bahé/G1)Praia de Boa Viagem (Foto: Vanessa Bahé/G1)
O que fazer: Pela manhã, dá para passear pela Praia de Boa Viagem. Um dos principais cartões-postais do Recife, o local tem uma orla de 8 km, extensa faixa de recifes de corais e água morna. Além do banho nas piscinas naturais na maré baixa, quadras esportivas e quiosques, outra atração são os mergulhos em navios artificialmente naufragados.
"A dica é levar dinheiro trocado para poder aproveitar a comodidade dos petiscos que passam. Amo a beleza de ter piscinas naturais em uma praia urbana", recomenda a atriz Fabiana Karla, no Guia das Cidades da Copa do G1.
Fifa Fan Fest: Após quase não ser realizada, a Fan Fest do Recife acabou sendo confirmada para todos os dias de jogos. Ela acontece no Cais da Alfândega, abre 1 hora antes da primeira partida do dia e fecha 1 hora depois. Não haverá atrações musicais, apenas exibição das partidas.
Torcida na Fan Fest Recife (Foto: Débora Soares/G1)Torcida na Fan Fest Recife (Foto: Débora Soares/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário