quarta-feira, 18 de junho de 2014

Invasão de turistas marca a primeira rodada da Copa do Mundo no Brasil

Chuva, protestos, Sabina Simonato
 e outros destaques da 1ª rodada (Editoria de arte G1)
Lista inclui protestos, exoesqueleto, musas, filas e ingressos encontrados.

Do G1, em São Paulo
Nem o mais apaixonado fã de futebol podia esperar um início de Copa do Mundo tão agitado como esta primeira rodada, encerrada nesta terça-feira (17) com o empate de Rússia e Coreia do Sul (Brasil x México já valeu pela segunda rodada).
Teve vitória brasileira, goleadas, viradas de placar, gol confirmado graças à tecnologia, golaço de Messi e as derrotas da Espanha e dePortugal de Cristiano Ronaldo.
Antes e depois dos jogos, outras cenas marcantes tornaram as 16 primeiras partidas ainda mais interessantes. Argentinos dormiram na praia, turistas se encontraram nos bares e memes brincaram com hinos e o voo do atacante holandês Robin Van Persie.
A VITÓRIA DO BRASIL VISTA (E COMEMORADA) NO BAR
O Brasil abriu a Copa do Mundo com uma vitória de virada sobre a Croácia por 3 a 1. O G1 colocou uma câmera em um bar de São Paulo e mostrou o "time lapse" da chegada dos torcedores, a agonia após o gol croata e a festa com a virada brasileira (assista abaixo).
Na Vila Madalena, região oeste de São Paulo, os bares viraram um carnaval de rua após a estreia vitoriosa do Brasil. Turistas e brasileiros se encontraram, em clima de "pegação".
Cruzamento das ruas Aspicuelta e Mourato Coelho, na Vila Madalena, às 21h de quinta (12) (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)Cruzamento no bairro da Vila Madalena, em São Paulo na noite de quinta-feira (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
PROTESTOS E PALAVRÕES NA ABERTURA
Manifestante é detido pela polícia durante um protesto que tentou bloquear na Radial Leste, nos aredores da Estação Carrão da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira (12) (Foto: Robson Fernandjes/Estadão Conteúdo)Manifestante é detido pela polícia durante um protesto que tentou bloquear na Radial Leste, nos arredores da Estação Carrão da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira (12) (Foto: Robson Fernandes/Estadão Conteúdo)
A Copa começou com protestos pelo paísno dia da abertura. Foram bombas de gás, balas de borracha, pessoas feridas e manifestantes detidos. Houve confrontos em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Porto Alegre, Belo Horizonte, Distrito Federal, Fortaleza e Salvador. Segundo balanços divulgados pelas polícias militares até o início da noite, ao todo, 53 pessoas haviam sido detidas. A presidente Dilma Rousseff, que nem arriscou fazer discurso na cerimônia de abertura, ouviu vaias e xingamentos.
'CHUTE' DO EXOESQUELETO PASSOU MUITO RÁPIDO
 Um dos momentos mais esperados do dia quase passou quase despercebido: o pontapé inicial. Juliano Pinto, 29 anos, que tem paraplegia, deu um "chute simbólico" em uma bola de futebol usando o exoesqueleto desenvolvido pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Mas foi tudo bem rápido. O neurocientista reclamou do pouco tempo reservado ao "chute simbólico". Nunca ninguém fez uma demonstração em 29 segundos de robótica. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. E nós realizamos em 16", disse.
TURISTAS INVADEM O BRASIL POR TERRA, ÁGUA E PELO AR
Torcedores argentinos dormem na praia de Copacabana antes da partida contra a Bósnia (Foto: Wong Maye-E/ AP)Argentinos dormem na praia de Copacabana antes da partida contra a Bósnia (Foto: Wong Maye-E/ AP)
Milhares de argentinos invadiram o Rio de Janeiro para ver o time de Messi e companhia jogar contra a Bósnia. Muita gente viajou sem ingresso e sem ter onde ficar, por isso foi comum encontrá-los dormindo na rodoviária ou na praia de Copacabana. Na hora do jogo teve um grupo que conseguiu pular o muro e invadir o estádio do Maracanã.
Chile caravana blog (Foto: Giovana Sanchez/G1)Caravana do Chile (Foto: Giovana Sanchez/G1)
Os chilenos viajaram de caravana desde Santiago até Cuiabá, em uma aventura acompanhada de perto pela repórter Giovana Sanchez, do G1. A caravana com mais de 800 carros atravessou a Cordilheira, passou pela Argentina, entrou no Brasil pelo Paraná e subiu até a capital de Mato Grosso aos gritos de "Chichichi Lelele! Viva Chi-le!". O esforço valeu a pena. O Chile começou a Copa com vitória por 3 a 1 sobre a Austrália.
E os mexicanos invadiram o Brasil de navio. Cerca de 3,6 mil mexicanos atracaram em Fortaleza para ver o México vencer Camarões. E os colombianos coloriam o Mineirão de amarelo nos 3 a 0 sobre a Grécia.
Estreia de Belo Horizonte na Copa tem festa de colombianos. (Foto: AFP)Estreia de Belo Horizonte na Copa teve festa de colombianos, contra a Grécia (Foto: AFP)
O TEMPORAL EM NATAL
A chuva forte atrapalhou a festa da Copa em Natal. e causou transtornos em toda a cidade. O funcionamento precário do transporte público – com ônibus em greve desde a quinta-feira (12) e falta de táxis - também gerou muitas queixas. As chuvas ainda causaram o cancelamento da Fifa Fan Fest após o alagamento de ruas que ficam no entorno do local da festa, na praia do Forte. Um deslizamento de terra aconteceu na Praia de Areia Preta. Sob forte chuva, o México venceu Camarões por 1 a 0.
PROBLEMAS E GAFES DENTRO E FORA DOS ESTÁDIO
O acesso aos estádios da Copa funcionou bem na maioria das Arenas, mas a primeira rodada teve problemas em alguns jogos. Em Brasília, muitos torcedores só conseguiram entrar na metade do primeiro tempo de Suíça x Equador, no domingo (15), depois de longas filas do lado de fora. A Fifa alegou que as pessoas deixaram para entrar em cima da hora.
No Maracanã, os milhares de torcedores passaram por estruturas de madeira que balançavam muito para ter acesso ao estádio. Segundo o engenheiro civil e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Antônio Eulálio, a estrutura da passarela é precária.
Em Porto Alegre, a estreia de França e Honduras foi marcada por uma quebra no protocolo, em Porto Alegre. As duas equipes perfilaram, mas os hinos não soaram. Os jogadores se cumprimentaram depois do ocorrido e deram início à partida sem mais problemas.
INGRESSOS ACHADOS E DEVOLVIDOS
Um taxista de São Paulo devolveu a um grupo de mexicanos os ingressos para a Copa do Mundo que dois deles haviam esquecido dentro de seu carro. Ao todo, eram 40 entradas, deixadas dentro de uma bolsa no banco de trás do veículo na madrugada de quinta-feira (12). Em Natal, umestudante encontrou um ingresso para o jogo Japão e Grécia e postou a foto do bilhete nas redes sociais. Ele localizou o dono e devolveu a entrada.
MUSAS DA TORCIDA E BEIJOS NA REPÓRTER
Beldades do Brasil e de outros lugares do planeta acompanham os jogos das seleções que disputam o Mundial. VEJA GALERIA DE FOTOS.
Sabina é beijada por croata (Foto: Reprodução/TV Globo)
A repórter da TV Globo Sabina Simonato foi beijada em uma transmissão ao vivo – pela segunda vez. O primeiro beijo foi dado por um torcedor croata na Avenida Paulista. O segundo, por um torcedor na Casa de Portugal. Ela fazia uma reportagem no tradicional reduto da cultura portuguesa na capital paulista, no bairro da Liberdade, quando recebeu o beijo de um dos participantes. "Está aproveitando a história do croata", disse Sabina
 GOLAÇO VIRA MEME
A Holanda foi o grande destaque deste início de Copa ao golear a Espanha por 5 a 1, de virada, devolvendo com juros a derrota sofrida na final do Mundial de 2010. O primeiro gol holandês, feito pelo atacante Robin Van Persie, que deu um mergulho no ar para cabecear a bola por cima do goleiro espanhol, virou meme nas redes sociais e ganhou uma versão animada feita por um artista holandês (veja vídeo abaixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário