sexta-feira, 27 de junho de 2014

Józef Wesolowski perderá estado clerical

O processo foi concluído nesta semana e o arcebispo tem dois meses para apelar da decisão.

Ex-núncio (um representante diplomático  da Santa Sé) na República Dominicana, o polonês Józef Wesolowski foi condenado pela Congregação para a Doutrina da Fé por crimes de pedofilia e perderá seu estado clerical. O processo, em primeira instância, foi concluído nesta semana e o arcebispo tem dois meses para apelar da decisão.De acordo com o Vaticano, além da sentença canônica imposta pela Congregação para a Doutrina da Fé, Wesolowski também responderá um processo penal diante de órgãos judiciários, como cidadão leigo do Estado do Vaticano.
"Levando em conta a sentença canônica, serão adotados todos os procedimentos adequados diante da gravidade do caso", disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
"Serão tomadas medidas para que ele resida em um local preciso, limitado, sem liberdade de movimento, já que é uma pessoa julgada culpada de um grave crime e à espera de um novo procedimento judiciário", completou.
Wesolowski, de 66 anos, foi núncio na República Dominicana de janeiro de 2008 a agosto de 2013. As autoridades do país abriram uma investigação após denúncias de abusos sexuais contra o religioso, que foi chamado de volta pelo Vaticano em agosto e teve suas credenciais revogadas pelo papa Francisco.
Ansa Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário