sábado, 28 de junho de 2014

Missa pelo Jubileu de Ouro Sacerdotal do Bispo de Cajazeiras

O arcebispo de Olinda e Recife e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNBB NE2), Dom Fernando Saburido, participa neste domingo (29), da Concelebração em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro Sacerdotal do bispo da Diocese de Cajazeiras (PB), Dom José González. A Missa será na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade a partir das 9h. A diocese realiza Tríduo Vocacional entre os dias 26 e 28 nas paróquias e comunidades.
- Espanhol de nascimento, seu lema episcopal Fides et Vita / Fé e Vida é a marca e expressão de sua atividade pastoral, no serviço à Igreja que está em Cajazeiras. Sua posse foi em 21 de agosto de 2001, na festa de São Pio X. A pastoral familiar é conduzida por Dom José com particular dedicação. A pastoral litúrgica tem merecido de Dom José especial atenção. Preparou o espaço celebrativo da Catedral (mesa da palavra, altar do sacrifício, fonte batismal, sala da reconciliação, capela do Santíssimo, incentivando a fazerem o mesmo as paróquias que ainda não o tinham feito. Concluiu os trabalhos de construção do Lar Sacerdotal Dom Zacarias, dotando-o das condições necessárias para bem atender os sacerdotes. Ampliou o Centro Diocesano de Pastoral, dando-lhe maior funcionalidade.  Preparou o espaço para o funcionamento do Curso de Teologia para agentes de pastoral, nos limites da FAFIC e do Centro Diocesano de Pastoral, o que resultou no Instituto Teológico Pastoral – ITEPAS.

Como presidente da FESC, trouxe para a FAFIC 3 (três) novos Cursos: Serviço Social, Ciências Contábeis e Direito. Estes Cursos e o de Filosofia somam 4 (quatro) Cursos, em pleno funcionamento, sob a direção de Pe. Agripino Ferreira de Assis. (Em fevereiro deste ano de 2011, a FAFIC recebeu a visita do MEC, que lhe aplicou a nota máxima.) As pastorais sociais são outra preocupação do seu ministério episcopal. No antigo Prédio Vicentino, Dom José preparou e instalou o Centro de Promoção Humana e Social – CEMPROHUSO, com a finalidade de garantir espaço e estrutura para funcionamento das Pastorais Sociais e outros serviços. A informatização dos serviços é um dos objetivos da administração diocesana, em vista de uma comunicação eficiente, rápida e transparente.

Dentro do novenário de anos, rumo ao Centenário da Diocese, em 2014/15, Dom José fez a abertura oficial do tríduo preparatório do grande evento, ponto de apoio e trampolim para a nova arrancada missionária que desponta no horizonte. Ao apresentar os resultados da 32º Assembleia Diocesana de Pastoral, celebrada de 09 a 11 de dezembro de 2010, assim se expressou Dom José: “Assumindo o Tríplice Múnus da Evangelização: Ministério da Palavra, da Liturgia e da Caridade, escolhemos como Prioridade Pastoral no Triênio Rumo ao Centenário a Palavra em 2011, a Liturgia em 2012 e a Caridade em 2013”.
 
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário