sexta-feira, 13 de junho de 2014

Simpósio sobre São Pio X

Primeiro Papa moderno da nossa era.
Cidade do Vaticano, 13 jun (RV) - "São Pio X – Um Papa reformador diante dos desafios do novo século." Este é o tema do dia de estudo promovido nesta quinta-feira no Vaticano, por ocasião do centenário de morte do Papa Giuseppe Melchiorre Sarto, eleito à Cátedra de Pedro em 1903. Entrevistado pela Rádio Vaticano, o presidente do Pontifício Comitê de Ciências Históricas, Pe. Bernard Ardura, detém-se sobre a figura de São Pio X:
Pe. Bernard Ardura:- "Um Papa reformador, porque entendeu que há passos que jamais se pode dar. Por exemplo, libertou-se do conceito de Estado Pontifício. Entendeu que a missão da Igreja é de ordem espiritual. Seu lema – Instaurare omnia in Christo (dar forma a tudo segundo o espírito de Cristo) – quis aplicá-lo mediante as várias reformas que fez. Reformou o clero, o episcopado, foi particularmente atento ao ensino nos seminários e na escolha dos bispos. Além disso, preocupou-se com a vida sacramental de todos. Daí, o decreto para a comunhão das crianças a partir dos sete anos de idade, a comunhão frequente aos adultos e as suas reformas foram todas voltadas para este 'instaurare omnia in Christo'. E, um século depois, obviamente em contextos muito diferentes, Francisco faz o mesmo."
RV: Um Papa reformador. Mas é muitas vezes recordado por sua condenação ao modernismo...
Pe. Bernard Ardura:- "Sim, porque este Papa tinha uma formação muito conservadora: porém, está é somente uma parte da personalidade do Papa: de capelão a Papa, percorreu todas as etapas do ministério eclesial, viu que tudo devia estar voltado para a missão espiritual da Igreja. E por isso condenou o modernismo, mas foi o primeiro Papa moderno da nossa era."
RV: Um Papa que sabia também ler os eventos da História: promoveu, por exemplo, uma progressiva reaproximação entre Reino da Itália e Santa Sé...
Pe. Bernard Ardura:- "Foi o primeiro também nesse contexto, que realmente renunciou a toda pretensão territorial na Itália. Não nos esqueçamos que antes da I Guerra Mundial os nacionalismos se exasperaram e isso explica, entre outras coisas, a eclosão do primeiro conflito mundial."
RV: São Pio X faleceu no início da I Guerra Mundial. Havia implorado a paz... Suas exortações foram depois repetidas também por outros pontífices...
Pe. Bernard Ardura:- "Suas exortações não foram ouvidas, como não foram ouvidas as de Bento XV em 1917; não foram ouvidos Pio XI e Pio XII, e nem mesmo João Paulo II antes da Guerra no Iraque. O único que foi ouvido foi João XXIII, durante a crise dos mísseis de Cuba. E agora esperamos que aquilo que o Santo Padre Francisco empreendeu com este Encontro de oração realizado semana passada possa dar seus frutos. A missão da Igreja é espiritual, mas é uma missão no mundo, está voltada para o serviço aos homens e à paz."
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário