terça-feira, 22 de julho de 2014

Finlândia quer sua capital sem carros privados

Isto pode ser feito com o uso de transporte público, computação, aplicativos de smartphones e acesso universal a eles.

Helsinki planeja transformar sua rede de transporte público existente em um sistema ponto-a-ponto de “mobilidade sob demanda” em dez anos. Isto deverá tornar os carros privados obsoletos.
A Finlândia já tem um sistema de transporte público de ônibus e bondes bastante amplo, além de muitas ciclovias. E no ano passado implantou o Kutsuplus, esquema de uso sob demanda que o apanha onde você quer e o leva onde quiser em pequenos ônibus com custo maior que o do transporte publico regular, mas menor que o de um taxi.
O novo modelo foi inspirado pela tese de mestrado da engenheira de transportes Sonja Heikkilä. Segundo ela, os jovens adultos de hoje estão mais preocupados com percursos convenientes: “Para eles, um automóvel não é mais um símbolo de status.”
O projeto prevê que os moradores ha cidade poderão planejar seus percursos e pagar adiantado com smartphones, que agregariam diversas opções de transporte, como balsas, ônibus, trens, carros e bicicletas partilhados, bondes e táxis, proporcionando a rota mais adequada.
O maior desafio é tornar o sistema acessível a todos, uma vez que requer o uso universal de smartphones e as pessoas teriam de estar dispostas a pagar mais do que pagam pelo transporte público no momento. Ainda, as gerações mais velhas teimarão em abrir mão de seus carros, calcula Heikkilä, de acordo com a Time.
Planeta Sustentável, 18-07-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário