terça-feira, 22 de julho de 2014

Esperanto: Fortaleza sedia o 70º Encontro Mundial da Juventude Esperantista

O evento vai contar com 170 pessoas de 25 nacionalidades. O esperantismo é conhecido como uma língua internacional e neutra
Entre os dias 18 e 25 de julho, jovens de 25 países se reúnem em Fortaleza para o 70° Encontro Mundial da Juventude Esperantista. O evento vai acontecer na Associação Recreativa dos Empregados dos Correios do Estado de Ceará (Arco-CE), localizado na rua Equador, 1409, bairro Serrinha. Para se inscrever, acesse o site oficial do Encontro e saiba como garantir sua participação.

 No dia 19 de julho, das 8h às 12h, haverá o Festival de Línguas e Culturas, este espaço é gratuito e contará com stands montados na Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica, onde os participantes estrangeiros estarão disponíveis para conversar sobre seus países e culturas. A interação com o público presente vai acontecer através do esperanto, com tradução simultânea para o português.

 Países como China, Cuba, França, Alemanha, México, Polônia e Rússia já confirmaram os stands com exposição de suas línguas. Além disso, haverá apresentações musicais de artistas estrangeiros que usam o esperanto como ferramenta artística.

 O encontro vai contar com 170 pessoas, de 25 nacionalidades diferentes. O objetivo do encontro é promover o intercâmbio cultural, debates e atividades artísticas usando o esperanto como ferramenta de comunicação. O evento acontece uma vez por ano, sempre em um país diferente, e desta vez o Brasil foi escolhido como sede.

 A escolha do Brasil se deu por conta do interesse dos esperantistas brasileiros em sediar o evento, aproveitando o momento de destaque internacional do país. Fortaleza será a sede por conta do clima agradável, mas principalmente pela força do movimento esperantista local.

 As Casas de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) possuem um dos cursos mais antigos do Brasil. Fortaleza também abriga um grande número de falantes da língua e, além disso, já foi sede do Congresso Mundial de Esperanto no ano de 2002.

 O esperantismo é conhecido como a Língua Internacional e foi planejada pelo médico polonês Lázaro Luiz Zamenhof, com o objetivo de facilitar a comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes.

 Para conhecer mais sobre o esperanto, acesse o site da língua no Brasil e entenda mais sobre esta cultura.

 Assista ao vídeo preparado para o encontro em Fortaleza:
Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário