quarta-feira, 2 de julho de 2014

Um show de cores e contrastes em exposição

Os fotógrafos Carlos Reinesch e Pedro Sales apresentam ensaios individuais.

Por Luiza Serrano*

A partir de hoje (2), o BDMG Cultural apresenta os ensaios fotográficos de Carlos H. Reinesch e Pedro Sales. A ideia de unir as propostas artísticas foi da própria comissão julgadora do programa Mostras BDMG, realizado pelo BDMG Cultural no início de 2014. “O nível dos trabalhos inscritos foi alto e, para que pudéssemos dar a oportunidade de mais artistas participarem, decidimos unir projetos. Ora pela proximidade, ora pela oposição das obras. Priorizamos a sintonia, o diálogo e as categorias das propostas”, ressaltou a professora e artista Sandra Bianchi.

O trabalho de Carlos H. Reinesch caracteriza-se pelas cores marcantes, com paletas vivas e vibrantes. Com estilo próprio, seus ensaios são baseados no conceitual e surreal. O ensaio ‘Nadando pelo Ar’é fruto de uma das passagens do fotógrafo pelo Nordeste, em 2013. Inspiradas pela leveza do povo baiano, principalmente no sul do estado, em Mucuri, as fotografias documentam a alegria de crianças que brincavam próximo ao mar e que praticando saltos ornamentais.

A série foi feita a partir de lentes olho de peixe e grande lugar, que garantiram uma perspectiva incomum à plasticidade das manobras e acrobacias de seus personagens. As composições e sobreposições de elementos também proporcionaram um trabalho com abordagem pouco convencional na fotografia.

As flores de Humahuaca

Atraído por lugares exóticos, Pedro Sales produziu ‘Humahuaca, as flores não morrem’. Localizada no noroeste da Argentina, na província de Jujuy, a poucos quilômetros da Bolívia, Humahuaca possui uma pequena população, em sua grande maioria, indígena. No local, afastado dos grandes centros, um cemitério com flores artificiais, cores vibrantes e em contraste com a paisagem desértica, chamou a atenção do fotógrafo.

A cor é o elemento predominante das fotografias que, assim como as flores artificiais, buscam a eternidade e a capacidade de perpetuar para o futuro. O fotógrafo Tibério França considerou a série como “metáforas fotográficas”, captadas em um ambiente árido, no qual as cores homenageiam a morte e celebram a vida.

SERVIÇO
Galeria de Arte do BDMG Cultural apresenta Exposição Fotográfica de Carlos Reinesch e Pedro Sales
Abertura: dia 2 de julho 2014, de 19 às 22 horas
Endereço: Rua Bernardo Guimarães 1600 – Lourdes
Visitas à exposição: de 3 a 27 de julho de 2014, diariamente, de 10 às 18 h
Entrada gratuita

*Luiza Serrano é responsável pela divulgação deste evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário