quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Recife: Arquidiocese dá início a pedido de canonização de Dom Hélder Câmara

Carta para Congregação da Causa dos Santos é primeiro passo do processo anunciado por Dom Fernando Saburido nesta terça

POR 

RECIFE - A Arquidiocese de Olinda e Recife quer que o ex-Arcebispo Emérito da Cúria Metropolitana Dom Hélder Câmara seja reconhecido como santo. A primeira providência no longo caminho a ser percorrido no processo canônico foi anunciada nesta terça por Dom Fernando Saburido, durante cerimônia na Capela dos Manguinhos, anexa ao Palácio Episcopal.

VEJA TAMBÉM
Vaticano vai beatificar Papa Paulo VI em outubro
João Paulo II e João XXIII são santos
Porta-voz de João Paulo II defende posição do pontífice sobre pedofilia
Ele assinou a carta a ser encaminhada à Congregação da Causa dos Santos, pedindo autorização para dar início ao processo de canonização do chamado Dom da Paz, como o religioso era mais conhecido. O arcebispo informou que tão logo chegue a resposta, a Arquidiocese constituirá uma comissão que vai ficar à frente do trabalho da análise de documentos que servirão de subsídios para fortalecer a indicação. Um dos mais religiosos mais perseguidos pelo regime militar implantado em 1964, Dom Hélder fez opção pelos pobres e era um dos mais notáveis seguidores da Teologia da Libertação. Durante sua gestão, a Arquidiocese funcionou como foco de resistência à ditadura, e usava a Comissão de Justiça e Paz como principal instrumento para denunciar as arbitrariedades do regime, inclusive as torturas praticadas.

Na época, a simples menção ao nome do Dom era proibida pela Censura do regime, e o porta-voz da Arquidiocese passou a ser o bispo auxiliar, Dom José Lamartine Soares. À imprensa, local e nacional, era vetada a publicação do nome do arcebispo.

- Dom Hélder é um nome internacional e nacional. Era uma pessoa de muitas virtudes. Vai ser um modelo de determinação, de compromisso com os pobres. Os santos têm esse perfil, de motivar a comunidade e viver o Evangelho, e ele viveu plenamente o Evangelho. Havendo o reconhecimento dele como santo, vai ser uma coisa boa para a Igreja e para a sociedade por Dom Hélder - disse ele.

Saburido anunciou a recriação da Comissão de Justiça e Paz, instituída por Dom Hélder em 1968, e extinta em 1985, pelo seu sucessor, Dom José Cardoso, que seguia a linha mais conservadora da Igreja Católica. O pedido para abertura do processo que pode transformar Dom Hélder em santo foi anunciado em reunião da Comissão Estadual da Memória e da Verdade de Pernambuco, que anunciou conclusão da investigação do caso Padre Antônio Henrique Pereira, que foi assassinado durante a ditadura, quando era assessor do arcebispo. Dom Hélder morreu há quinze anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário