“As provas são indiscutíveis: a mudança climática ameaça a saúde do ser humano”, declarou a Diretora-geral da OMS, Margaret Chan, ao inaugurar em Genebra uma conferência de três dias da qual participam mais de 300 especialistas.
O Professor Alistar Woodward, um dos autores do relatório do Painel “Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática”, disse que o mundo se dirige atualmente para um aquecimento do planeta de quatro graus até o final deste século e não de dois graus até agora afirmado. Para ele, se os governos chegarem a um acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, isso poderá salvar dois milhões de vidas por ano.
Por sua vez, a Dra. María Neira, Diretora da OMS para a saúde pública e o meio ambiente, explicou que a contaminação do ar causa atualmente sete milhões de mortes prematuras por ano. “Se reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa, diminuiremos ao mesmo tempo a contaminação do ar e as doenças cardiovasculares e respiratórias”, declarou. (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário