A estratégia do PT com Marina no páreo
Agora com Marina Silva no páreo como candidata do PSB à Presidência da República, o PT ajusta o discurso e mira nela para tentar impedir a migração de votos de Dilma que possa beneficiá-la. O discurso petista é o de que Marina é hoje muito mais próxima do PSDB do que de seu primeiro partido, o PT. E o ponto mais forte desta identificação é na política econômica. Neste primeiro momento, Marina cresceu conquistando votos de eleitores indecisos ou que pretendiam votar branco ou nulo, sem atingir o eleitorado de Dilma nem de Aécio.
Marina e Aécio têm o mesmo discurso para o comando da economia, dizem os petistas para instruir a militância do partido, sobretudo nas redes sociais. Eles insistem que os dois principais oponentes de Dilma têm hoje os mesmos formuladores de política econômica, com origem no que foi o governo Fernando Henrique. Assim, a partir de agora, os petistas vão insistir que, no caso de dificuldades na situação econômica, Marina e Aécio buscariam solução "no receituário amargo para o trabalhador, arrocho salarial e cortes na área social", como os dirigentes do partido têm repetido em reuniões internas com militantes.
Candidata à reeleição, Dilma Rousseff não quer entrar em embates diretos com seus oponentes. Ela tem dito que quer fazer uma campanha de propostas, mostrando as realizações de seu governo. Foi por isso que em seu primeiro programa eleitoral, na noite de terça-feira, o programa petista abusou de imagens sobre a construção de hidrelétricas, portos, aeroportos e estradas.
Mas, se Dilma não vai entrar na zona do ataque, isso será, segundo petistas, "terceirizado" para a militância ou estruturas alinhadas ao PT. É de lá, por exemplo, que vão partir outro tipo de ataque a Marina Silva: no quesito comportamento. Nas redes sociais, eles pretendem explorar compromissos de Marina com o discurso mais conservador, por exemplo, em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexto e aborto.
Para eles, isso pode minar o crescimento de Marina entre o eleitorado mais jovem que vê nela uma alternativa moderna. Mas, quando o assunto é o comportamento, as posições dela não combinam com a expectativa deste público jovem.
O PT revê a estratégia para preservar os votos de Dilma que aparecem hoje nas pesquisas, o que lhe garante a dianteira nas pesquisas, mas trabalha com a certeza de que esta será mesmo uma eleição em dois turnos.
http://g1.globo.com/politica/blog/cristiana-lobo/1.html
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