Cardeal Cláudio Hummes conversou com pontífice sobre missionários.
Cidade do Vaticano - Há uma semana da citação feita na Praça São Pedro pelo papa de uma frase do Cardeal Cláudio Hummes a propósito dos missionários e de sua santidade, nós contatamos o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia.
Ele lembrou o momento em que disse a frase que Francisco citou: “Acho que foi na primeira vez que voltei a Roma depois do Conclave, durante uma audiência que ele me deu na Casa Santa Marta. Eu estava lhe contando o trabalho que estou fazendo, e lhe disse que visitava cemitérios de vez em quando. Eu mesmo peço, faço isto com a intenção de uma homenagem aos antigos missionários e também para chamar a atenção de que a história sempre nos ajuda muito na caminhada e a termos coragem e esperança em meio às dificuldades que lá certamente são muito grandes. Então, eu visito cemitérios, sobretudo procurando os antigos missionários, aqueles que começaram as missões ali e que ali permaneceram toda a sua vida; ali morreram e ali foram enterrados”.
“Lembrando isso ao papa, eu disse: “Quando olharmos um pouco a história das missões, vemos que estes homens foram heroicos, homens santos. Eu disse assim para ele: “Papa Francisco, acho que a gente poderia canonizar todos eles, estes missionários, porque realmente são santos”... Foi uma conversa informal... não pensei que isso fosse impressioná-lo. Só sei que quando Dom Erwin (Krautler), bispo da Prelazia de Xingu, foi a Roma visitar o papa, o papa espontaneamente contou para ele que eu teria dito isso, e que ele estava de acordo... Eu concordo com isso”, disse o papa.
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário