Semanas atrás os católicos de Hanói criaram uma associação denominada "Clube François-Xavier Nguyên Van Thuân", com a finalidade de promover as obras e a mensagem de esperança do purpurado vietnamita, futuro beato – reporta a agência missionária AsiaNews.
Tendo passado 13 anos nas prisões do regime comunista asiático e recebido o chapéu cardinalício em 2001 das mãos de João Paulo II, o Cardeal Van Thuân – que foi também Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz – foi uma testemunha única de fé em Deus.
Falecido em Roma em 16 de setembro de 2002, todos seus escritos, cada passo que deu foi marcado pelo tema da "esperança", e é justamente partindo daí que o grupo que traz o seu nome pretende atuar no campo da missão.
Como explicou o secretário-geral da associação, Joseph Nguyên Tiên Dat, em 31 de agosto, no momento da inauguração do Clube, no Convento dos Redentoristas de Hanói, ele nasce com o propósito de difundir palavras e testemunhos "do heróico cardeal".
O secretário-geral pediu orações pela Causa de beatificação em andamento, e a criação de sessões de aprofundamento sobre a doutrina social da Igreja e sobre fatos da atualidade.
Numerosos padres redentoristas da capital, intelectuais e estudantes católicos, acompanhados de colegas de outras religiões que se interessam pela figura do cardeal, participaram da abertura oficial do clube.
O tema do primeiro encontro foi "Os desafios aos quais os jovens de hoje devem responder para se tornar humanos", desafios que são fruto das revoluções técnicas e científicas e que são ampliados pelo crescente materialismo que leva à busca contínua do dinheiro e da afirmação pessoal. (RL)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário