segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dom Paulo Cezar participa de encontro no Vaticano

Igreja > 2014-09-15 13:56:02 
A+ A- imprimir




Cidade do Vaticano (RV) - O Vaticano será sede entre os dias 18 a 20 de setembro próximo do primeiro seminário sobre a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” – a primeira do pontificado do Papa Francisco –, com foco no papel missionário da Igreja. O bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa foi convidado a ser um dos palestrantes e dissertará sobre a Nova Evangelização e sua dimensão catequética, um dos tópicos abordados no documento escrito pelo Papa. O seminário contará com a presença de bispos conferencistas de diferentes lugares do mundo, sendo Dom Paulo o representante do Brasil.

Entre os temas das palestras está a análise das mudanças ocorridas desde o anúncio da “Evangelii nuntiandi”, estabelecida pelo Papa Paulo VI em 1975, até a “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco, aplicada aos tempos atuais. Promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o evento é direcionado aos agentes pastorais, e contará com a presença de bispos, responsáveis pelas comissões pastorais, sacerdotes, diáconos e catequistas.

Durante o encontro, que tem como premissa definir um plano de ação pastoral mais claro a partir das orientações dadas por Francisco, Dom Paulo abordará as dimensões querigmática e mistagógica da catequese, sob a ótica da Nova Evangelização. Ele sugere – segundo a Aquidiocese do Rio - que o anúncio do Evangelho seja cada vez mais atual, não perdendo de vista a importância da relação entre catequese e liturgia.

“A Evangelização deve ser uma abordagem que toque o coração e a vida das pessoas. Elas devem perceber que o anúncio do Evangelho é um anúncio novo, que muda a vida, que dá sentido à existência”, apontou. Segundo Dom Paulo, para que as pessoas acreditem no Evangelho, elas devem ser conduzidas, ao longo do processo catequético, a um encontro com Deus. Por isso, defende que a mistagogia não seja apenas uma das etapas da catequese, mas que ela perpasse todo o período de formação do catequizando, e leve-o a experimentar o mistério de Deus.

“As pessoas seguem quando percebem a beleza de Jesus Cristo, quando percebem que segui-Lo dá sentido à vida. Por isso, o anúncio do Evangelho deve ser feito sempre de uma forma viva, querigmática, que toque o coração das pessoas e as encante”, incentivou. (SP- AR)

 Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário