sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dorival Caymmi na voz de Ana Valéria


Cantora faz show neste sábado (20), na Dom Helder Câmara.
Belo Horizonte recebe, neste sábado (20), o primeiro show solo da cantora Ana Valéria Proença. Conhecida por trabalhos em grupos de samba e MPB, Ana vai celebrar o centenário de nascimento de Dorival Caymmi e, de quebra, realizar um desejo.

“Sempre quis fazer um trabalho individual. E Dorival faz parte das minhas raízes e influências. Escuto desde pequena”, afirma Ana. Foi desde pequena também que a artista se viu a cantar, ora junto aos tios e avós, em divertidos encontros familiares; ora nos corais da igreja e rodas de violão. Foi assim que conheceu os encantos de Chico Buarque, a poesia de Vinícius de Moraes, a forte presença de Clara Nunes, o samba partido alto de Martinho da Vila e a tradição de Noel Rosa, hoje referências em sua arte.

“Ouvia e cantava muito samba, muita música popular. Mas foi em 2004 que decidi fazer aulas e me apresentar de forma profissional”, relembra. Nesse período, montou uma banda com os colegas, chamada ‘Los amigos de tu madre’. Eles se apresentavam regularmente no extinto Reciclo, na Rua da Bahia, com projeto de samba autoral.

Para aprimorar sua técnica, passou por diferentes escolas de música da capital e estudou com renomados professores, entre eles Aida Couto e Anthônio, seu atual ‘mestre’. De acordo com a artista, ele é uma grande inspiração, tendo incentivado prontamente o novo projeto como intérprete solo. Paralelamente, Ana dedicou-se ao estudo da música em nível superior, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Esse período na academia me trouxe bons amigos e um conhecimento teórico de grande valor. O contato com os professores, com outras influências, ampliou ainda mais o meu universo musical, me engrandeceu profundamente”, conta. E o empenho e dedicação trouxeram ótimos frutos: Ana foi selecionada para intercâmbio acadêmico na cidade de Aveiro, em Portugal, onde ficou por seis meses.

De volta a terras brasileiras, Ana Valéria fez participações em outros grupos de samba e integrou um quarteto feminino voltado exclusivamente à obra de Dorival, que só fez crescer sua paixão. “Percebi que precisava mesmo me dedicar a este projeto solo, escolhendo as músicas que mais gosto, que têm a ver com a minha história”, aponta.

E quais seriam essas paixões? “Bom, não posso entregar a surpresa do show, mas ‘Maracangalha’ e ‘Marina’ tem grandes chances de aparecer no repertório”, brinca a cantora. Ela adianta também que optou por algumas músicas ‘Lado B’, que podem surpreender a plateia.

Estreia

Para o show deste sábado (20), que acontece na Escola Superior Dom Helder Câmara, Ana estará acompanhada dos músicos David Sousa (violão e guitarra), Manassés Morais (piano), Gilles Villeneuve (baixo) e Leonardo Lana (percussão).

O amigo Flávio Lana, companheiro de longa data, fará participações especiais no sax e flauta.  A cantora Branca de Castro é outra presença confirmada, e subirá ao palco para ‘um momento especial’ ao lado de Ana.

O show tem direção musical de David Sousa. Já Anthônio é responsável pela preparação vocal e direção cênica. “Vai ser uma noite bem gostosa. Cantar Dorival é uma grande honra, e também uma singela homenagem”, acredita.Serviço
Ana Valéria canta Dorival Caymmi
Data: 20 de setembro
Horário: 20h
Local: Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia)
Informações: (31) 9155-5035
Veja a página do evento!
Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário