Iniciativa reúne especialistas à volta dos «desafios do Papa Francisco»
Lisboa, 08 set 2014 (Ecclesia) - A Igreja Católica em Portugal vai promover a partir desta terça-feira o 29.º encontro de Pastoral Social, em Fátima, uma iniciativa que visa analisar a dimensão socioeconómica da mensagem católica, à luz dos “desafios do Papa Francisco”.
“Estamos a aprender com o Papa Francisco, mas não viemos do zero e tenho a experiência de aprender muito com a generosidade, a abnegação, a exigência, a qualificação e a qualidade de muitos técnicos e voluntários no âmbito da pastoral social mais ampla”, refere o padre José Manuel Pereira de Almeida, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS), em entrevista à Agência ECCLESIA.
Este responsável adianta que no centro dos trabalhos vai estar a quarta parte da exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’, do atual Papa, relativa à dimensão social do anúncio cristão.
“Nós propusemo-nos a ler, diria quase ponto por ponto, esse convite que o Papa nos faz para viver o Evangelho de forma enraizada e com cariz claramente de anúncio social”, revela.
O encontro de Fátima, promovido pelo SNPS, vai ser aberto pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com uma conferência sobre ‘O pensamento económico e social do Papa Francisco’.
A esta intervenção segue-se um painel sobre ‘Confissão da Fé e compromisso social’, no qual, de acordo com o padre José Manuel Pereira de Almeida, vão ser abordadas “três áreas de pastoral social eminentemente especializada: os migrantes, a pastoral penitenciária e a pastoral da saúde”.
Uma preleção do presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social da Conferência Episcopal Espanhola, D. Juan José Omella, intitulada ‘Unidos a Deus, ouvimos o clamor dos pobres’, vai abrir os trabalhos do segundo dia do encontro, que conta com painéis sobre ‘A inclusão social dos pobres’ e ‘O bem comum e a paz social’.
Os trabalhos vão ser concluídos na quinta-feira pela presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, numa conferência com o tema ‘Encorajar os cristãos a manifestar a dimensão social do Evangelho’.
No primeiro dia deste encontro vai realizar-se um jantar dedicado a monsenhor Vítor Feytor Pinto, antigo coordenador nacional da Pastoral da Saúde.
Para o padre José Manuel Pereira de Almeida, trata-se de uma “justa homenagem” a “quem fez a viragem em mais de 30 anos da pastoral dos doentes para uma pastoral da saúde, com toda a complexidade que isso comporta”.
HM/OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário