domingo, 28 de setembro de 2014

Mensagem do Papa Francisco para a Beatificação de Alvaro del Portillo, Prelado da Opus Dei

Igreja > 2014-09-27 16:25:31 
A+ A- imprimir




O Papa Francisco uniu-se à cerimónia de beatificação de Álvaro del Portillo, Prelado do Opus Dei e primeiro sucessor de S. Josemaria com uma mensagem ao atual Prelado, D. Javier Echevarría, em que expressa a sua «especial alegria» e destaca a «vida de humilde ao serviço dos demais» do novo beato, forjada desde a juventude «na simplicidade da vida familiar, na amizade e no serviço». 
Além disso o Papa ressalta que o beato Álvaro «na simplicidade e quotidianidade da nossa vida podemos encontrar um caminho seguro de santidade». O seu exemplo constitui um impulso para «não ter medo de ir contracorrente e de sofrer por anunciar o Evangelho».
O Papa destaca o grande amor de Álvaro del Portillo pela Igreja, «à qual serviu com um coração despojado de interesses mundanos, longe da discórdia, acolhedor para com todos e buscando sempre o lado positivo nos demais, o que une». Mesmo nos momentos de especial dificuldade, não teve «nunca uma queixa ou crítica», pelo contrário, «respondia sempre com a oração, o perdão, a compreensão, a caridade sincera», assegura o Papa Francisco.
O novo beato, escreve o Santo Padre, conhecia «a necessidade que temos da misericórdia divina e dedicou muitas energias pessoais para animar as pessoas com quem se relacionava a se aproximarem do sacramento da confissão».
O Papa também destaca na sua mensagem a paixão de Álvaro del Portillo por aproximar a todos do rosto amável e misericordioso de Cristo e por ajudar os outros:«percorreu muitos países fomentando projetos de evangelização, sem reparar nas dificuldades, movido pelo seu amor a Deus e aos irmãos”.

Mons. Alvaro del Portillo é beatificado neste sábado em Madrid em celebração presidida pelo Cardeal Angelo Amato. (RS) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário