sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Papa visitará parlamento europeu em outubro

Segundo presidente Martin Schulz, Francisco vai proferir discurso aos parlamentares.

Cidade do Vaticano- O papa Francisco vai visitar Estrasburgo, a 25 de novembro, para proferir um discurso no Parlamento Europeu, anunciou nessa quinta-feira (11) a instituição comunitária, uma informação confirmada depois pela Santa Sé.

O presidente do Parlamento, Martin Schulz, revelou a notícia aos líderes dos grupos políticos esta manhã, depois de ter recebido uma resposta afirmativa ao convite que dirigiu ao Papa numa visita ao Vaticano, a 11 de outubro de 2013. “A visita oficial acontecerá no próximo dia 25 de novembro, em Estrasburgo. Nesta ocasião, o papa vai dirigir-se aos membros, durante uma sessão formal”, assinala uma nota oficial divulgada pela presidência do Parlamento Europeu.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, confirmou que Francisco aceitou o convite para “visitar o Parlamento Europeu e dirigir um discurso aos seus membros”. O presidente da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE), cardeal Reinhard Marx, reagiu aos anúncios, em comunicado, considerando que a visita é “uma notícia muito boa” num ano que apresenta “uma série de inícios desafiantes para o projeto europeu”.

“A decisão de ir a Estrasburgo antes de visitar individualmente um dos Estados-membros da União Europeia, enquanto tal, dá um forte sinal de que o papa apoia e encoraja a busca da integração e unidade europeias”, acrescenta o arcebispo de Munique.

Esta será a segunda visita de um papa ao Parlamento Europeu, criado em 1952, depois da visita de João Paulo II em 11 de outubro de 1988. O papa argentino já fez três viagens oficiais desde o início de seu pontificado em março de 2013, ao Brasil, Oriente Médio e Coreia do Sul.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário