sábado, 18 de outubro de 2014

Crianças com deficiência são tema de ensaios fotográficos de voluntários

18/10/2014 11h54

Projeto Estrelinha, nascido em Curitiba, 'quer mostrar crianças ao mundo'.

Trabalho já conta com a participação de 30 fotógrafos no Brasil.

Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo
Manuela Paris foi clicada pelo Projeto Estrelinha em Curitiba (Foto: Viviane Bachega)Manuela Paris foi clicada pelo Projeto Estrelinha em Curitiba (Foto: Viviane Bachega)
  •  
Julia Rodrigues Gomes, do Rio de Janeiro, foi uma das "modelos" clicada pelo Projeto Estrelinha (Foto: Paula Ferreira Fotografia)Julia Rodrigues Gomes, do Rio de Janeiro, foi uma das "modelos" clicada pelo Projeto Estrelinha (Foto: Paula Ferreira Fotografia)
Um grupo de 30 fotógrafos voluntários em todo o Brasil participa do Projeto Estrelinha, que tem por objetivo fazer ensaios de crianças de zero a 12 anos com algum tipo de deficiência. As fotografias são realizadas gratuitamente e entregues em um DVD para o responsável.
Idealizado pela fotógrafa Viviane Bachega, de Curitiba, o Estrelinha nasceu em maio para “mostrar essas crianças para o mundo.” “Comecei a procurar fotos de crianças com deficiência na internet e vi que não havia muitas. Sei que os pais têm muitos gastos com escolas, tratamento e a fotografia acabava ficando um pouco de lá. A ideia é mostrar a beleza e alegria delas.”
Viviane Bachega, de 39 anos, criou o Estrelinha (Foto: Arquivo pessoal)Viviane Bachega, de 39 anos, criou o Estrelinha
(Foto: Arquivo pessoal)
Desde a criação do projeto, já foram mais de 75 ensaios pelo Brasil. Só Viviane, a idealizadora do trabalho, já fez mais de 20. Os registros são realizados em parques ou outros ambientes externos. Para participar, é necessário apenas marcar uma data com o fotógrafo.
“Os pais precisam ver como está a agenda do fotógrafo. No meu caso, me dedico ao projeto às terças e estou com a agenda cheia até novembro”, diz Viviane. Para ela, todos os ensaios foram especiais e não há um que marque mais do que o outro. “Todos têm uma história bonita por trás e nunca entro no mérito da deficiência da criança, sei que sempre é dolorido.”
Os fotógrafos que queiram aderir ao projeto precisam encaminhar o portfólio para Viviane. É necessário ser profissional, mas é preciso ter equipamentos muito sofisticados, basta “conseguir captar a essência das crianças”. “Há muita demanda e precisamos de mais fotógrafos para dar conta. Na Região Nordeste só temos dois, e um só no Rio Grande do Sul.” Os interessados podem entrar em contato pelo www.projetoestrelinha.com.br.
Gustavo Rodrigues, de Tucuruí (PA), também fez um ensaio fotográfico (Foto: Renata Ferraz)Gustavo Rodrigues, de Tucuruí (PA), também fez um ensaio fotográfico (Foto: Renata Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário