quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Em memória dos que partiram

30 de outubro de 2014

ROTEIRO HOMILÉTICO – 02/11/14 – CELEBRAÇÃO PELOS FALECIDOS
1ª leitura: (Sb 3,1-9) As almas dos justos estão nas mãos de Deus – Aos olhos do mundo, quem passa seu tempo fazendo a justiça, parece perder seu tempo, pois “não rende”. Aos olhos dos que não refletem, os justos parecem mortos, pois não aproveitam a vida… Mas o hotel_fazenda_solar_das_andorinhas_feriado_de_finados_2010sábio do Antigo Testamento sabe que não é bem assim. Ele sabe, confusamente, que fazer a justiça de Deus é algo que permanece válido além do limite da vida física. * Cf. Dn 12,2-3.
2ª leitura: (Rm 6,3-9) Morrer e co-ressuscitar com Cristo no batismo – A ressurreição de Cristo mostra que a morte já não tem domínio; nosso batismo, como adesão total a Cristo, nos faz participar nesta realidade, não pela água derramada, mas por aquilo que significa: a renovação da nossa vida, aqui e agora, e para sempre. * Cf. Cl 2,12; Gl 3,27.
Evangelho: (Jo 11,17-27) A ressurreição de Lázaro – A vida eterna não é o prolongamento, além do limite, da vida fisiológica (não teria sentido, pois teria que acabar de novo – cairíamos num absurdo ciclo de reencarnações). É a realidade de Deus mesmo, a realidade última e definitiva da nossa vocação. Quem, ainda na sua vida física, acolhe Jesus como “dominante” de sua vida, acolhe esta realidade. A presença de Jesus em nossa vida é a vida eterna. A morte física só virá confirmar esta realidade. * Cf. Jo 5,24; 1Jo 3,14 .

Johan Maria Herman Josef Konings SJ
Johan Konings é padre jesuíta. Nasceu na Bélgica em 1941, onde se tornou Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina. Veio ao Brasil em 1972. Foi professor de exegese bíblica na PUC-RS (1972-82) e na PUC-Rio (1984). Em 1985, ingressou na Companhia de Jesus e, desde 1986, atua como professor de Teologia na FAJE, em Belo Horizonte. Participou da fundação da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário