Diocese de Bragança-Miranda acolhe comemorações nacionais
Bragança, 18 out 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda acolhe hoje o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja que pretende, segundo o responsável pelo setor, chamar a atenção para a importância da conservação e divulgação do património religioso em Portugal.
“Queremos mais uma vez chamar a atenção para o magnífico património que temos, em ordem a continuar a apelar aos cuidados na sua conservação e divulgação”, disse à Agência ECCLESIA D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Para o bispo auxiliar do Porto, o encontro em Torre de Moncorvo faz parte de um “caminho longo e com resultados visíveis” na defesa do património, por parte da Igreja, embora haja ainda “muito por andar, a todos os níveis”.
“O nosso património é extenso, é rico, e temos de continuar a fazer sensibilização nas diferentes instâncias católicas”, observa D. Pio Alves.
A iniciativa, promovida pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), tem como tema ‘Comunicar Património’, para sublinhar que a ação nesta área não se esgota na necessidade de preservação e restauro.
“De pouco serviria que este magnífico património fosse intervencionado, se ficasse guardado e fechado. Temos de encontrar maneiras diferentes de fazer deste património oportunidade de evangelização, tendo em conta que muito dele foi construído com uma intenção claramente catequética”, recorda o presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor.
“Seria uma pena que, fazendo investimentos para conservar o património, depois não o déssemos a conhecer”, acrescenta.
O SNBCI informa que para além dos representantes da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda, que acolhe o evento, também vão estar representadas as seguintes dioceses: Évora; Lamego; Leiria-Fátima; Porto; Santarém; Setúbal; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu.
Entre as autoridades autárquicas do nordeste transmontano, dos 12 municípios do Distrito de Bragança, apenas Vinhais e Bragança não se fazem representar pelo presidente ou vice-presidente da câmara municipal.
O SNBCI assinala ainda que o responsável autárquico de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, que apoia as comemorações do Dia dos Bens Culturais da Igreja, também vai estar presente nesta jornada.
O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, anualmente a 18 de outubro, pretende ser um espaço de “reflexão e partilha” do trabalho desenvolvido nas diocese portuguesas através do debate de “novas propostas de atuação, avaliar dificuldade e identificar os principais desafios”, refere o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, em comunicado.
O programa conta com a apresentação do nono número da Revista ‘Invenire’, pelo escritor Francisco José Viegas, pelas 18h00, antes do concerto final.
CB/OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário