sábado, 18 de outubro de 2014

Igreja: Dia dos Bens Culturais recorda importância de divulgar património


Santuário de Nossa Senhora da Abadia, Santa Maria do Bouro (SNBCI)
Santuário de Nossa Senhora da Abadia, Santa Maria do Bouro (SNBCI)

Diocese de Bragança-Miranda acolhe comemorações nacionais

Bragança, 18 out 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda acolhe hoje o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja que pretende, segundo o responsável pelo setor, chamar a atenção para a importância da conservação e divulgação do património religioso em Portugal.
“Queremos mais uma vez chamar a atenção para o magnífico património que temos, em ordem a continuar a apelar aos cuidados na sua conservação e divulgação”, disse à Agência ECCLESIA D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Para o bispo auxiliar do Porto, o encontro em Torre de Moncorvo faz parte de um “caminho longo e com resultados visíveis” na defesa do património, por parte da Igreja, embora haja ainda “muito por andar, a todos os níveis”.
“O nosso património é extenso, é rico, e temos de continuar a fazer sensibilização nas diferentes instâncias católicas”, observa D. Pio Alves.
A iniciativa, promovida pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), tem como tema ‘Comunicar Património’, para sublinhar que a ação nesta área não se esgota na necessidade de preservação e restauro.
“De pouco serviria que este magnífico património fosse intervencionado, se ficasse guardado e fechado. Temos de encontrar maneiras diferentes de fazer deste património oportunidade de evangelização, tendo em conta que muito dele foi construído com uma intenção claramente catequética”, recorda o presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor.
“Seria uma pena que, fazendo investimentos para conservar o património, depois não o déssemos a conhecer”, acrescenta.
O SNBCI informa que para além dos representantes da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda, que acolhe o evento, também vão estar representadas as seguintes dioceses: Évora; Lamego; Leiria-Fátima; Porto; Santarém; Setúbal; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu.
Entre as autoridades autárquicas do nordeste transmontano, dos 12 municípios do Distrito de Bragança, apenas Vinhais e Bragança não se fazem representar pelo presidente ou vice-presidente da câmara municipal.
O SNBCI assinala ainda que o responsável autárquico de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, que apoia as comemorações do Dia dos Bens Culturais da Igreja, também vai estar presente nesta jornada.
O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, anualmente a 18 de outubro, pretende ser um espaço de “reflexão e partilha” do trabalho desenvolvido nas diocese portuguesas através do debate de “novas propostas de atuação, avaliar dificuldade e identificar os principais desafios”, refere o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, em comunicado.
O programa conta com a apresentação do nono número da Revista ‘Invenire’, pelo escritor Francisco José Viegas, pelas 18h00, antes do concerto final.
CB/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário