quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Maria: Mulher-Povo

8 de outubro de 2014

cortador-de-cana-1
Mulher brasileira cortadora de cana
Roteiro Homilético
1ª leitura: (Est 5,1b-2; 7,2b-3) O pedido de Ester: “Salva meu povo” – Se é verdade que Deus encarna seu amor, deve encarná-lo também na realidade que é uma nação. No Antigo Testamento, a consciência desta encarnação praticamente não ultrapassa as fronteiras de Israel. Um dos momentos em que se notificou esse amor encarnado na proteção de uma nação foi a história da rainha Ester, judia que, graças às suas reais qualidades e à presença de Deus em sua vida, conseguiu proteção para o povo dominado. É um símbolo do amor que Deus dedica a qualquer povo que expressa sua confiança nele e toma sua vontade e justiça como rumo de seu caminho. – Para nós, a “rainha” por excelência é Maria, mediadora junto a Deus e solidária com o povo.
2ª leitura: (Ap 12,1.5.13a.15.16a) O sinal da Mulher – Da alegoria da Mulher-Povo de Deus utilizam-se hoje aqueles versículos que sublinham a grandeza e realiza da Mulher-Maria (Mãe do Messias), como também a solidariedade da “terra” com sua luta (12,16a).
Evangelho: (Jo 2,1-11) Intercessão de Maria nas bodas de Caná – Já que seu filho com seus amigos estão presentes à festa, Maria se sente responsável pela carência de vinho. Conhecendo seu filho, intercede junto a ele, e quando este dá a conhecer que ainda não é a “hora” (de sua grande obra), encaminha os serventes da festa aos cuidados dele, que realizará um sinal de sua missão. – Nós pedimos hoje a intercessão de Maria para ver sinais da obra que Deus está realizando conosco. * Jo 19,25-27; 7,30; 8,20.
Continue lendo…

Johan Maria Herman Josef Konings SJ
Johan Konings é padre jesuíta. Nasceu na Bélgica em 1941, onde se tornou Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina. Veio ao Brasil em 1972. Foi professor de exegese bíblica na PUC-RS (1972-82) e na PUC-Rio (1984). Em 1985, ingressou na Companhia de Jesus e, desde 1986, atua como professor de Teologia na FAJE, em Belo Horizonte. Participou da fundação da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário