No nosso Espaço Memória Histórica - 50 anos do Concílio Vaticano, vamos continuar a tratar do papel desempenhado pelo Colégio Pio Brasileiro no evento conciliar, centralizando a edição de hoje em um de seus ilustres hóspedes, o Cardeal Augustin Bea.
O Colégio Pio Brasileiro era um dos locais privilegiados em Roma, onde se respirava com entusiasmo a preparação do Concílio, mas também com conhecimento de causa. Um de seus hóspedes ilustres era o Cardeal alemão Augustin Bea, ex-Reitor do Pontifício Instituto Bíblico. O sacerdote jesuíta, ordenado em 1912, foi criado Cardeal por João XXIII em 12 de novembro de 1959. Transferiu-se ao Colégio Pio Brasileiro em 9 de dezembro de 1959, após ter aceito a oferta dos Superiores do Colégio, administrado pela Companhia de Jesus do Brasil. Antes disso, o Cardeal alemão havia rejeitado o convite para morar na Casa Generalícia dos Jesuítas - para não aparecer como um representante ou expoente da Ordem - e uma oferta do Colégio Germânico - para não dar a impressão de que defenderia os "interesses da Alemanha" no Sacro Concílio Cardinalício. A escolha do Cardeal Bea acabou marcando o Colégio Pio Brasileiro, a atuação do Episcopado Brasileiro no Concílio e de certa forma a Igreja no Brasil.
O novo Cardeal integrou-se à comunidade moradora da Casa. A cada três ou quatro meses, encontrava a comunidade dos sacerdotes, irmãos e estudantes do Colégio, colocando-os a par de suas atividades à frente do Secretariado para a União dos Cristãos e do andamento dos trabalhos de preparação do Concílio ou do desenrolar do próprio Concílio, durante as sessões e inter-sessões. Em várias oportunidades, durante o desenrolar do Concílio, o Cardeal Bea foi convidado a falar aos Bispos brasileiros na Domus Mariae, ao lado do Colégio Pio Brasileiro.
Quem também morava no Pio, neste período, era o Padre Libânio, falecido em janeiro deste ano. Em entrevista gravada em 29 de agosto de 2013, o renomado teólogo contou sobre sua experiência com o Cardeal Bea: (clique acima para ouvir)
Fonte: “Padres Conciliares Brasileiros no Concílio Vaticano II - Participação e Prosopografia 1959 – 1965”. Pe. José Oscar Beozzo.
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário