Outros nove educadores vencedores foram homenageados em São Paulo.
Prêmio valoriza boas práticas de ensino em todo o país.
A professora de educação infantil de Joinville (SC) Paula Aparecida Sestari, da CEI Odorico Fortunato, venceu o prêmio principal da 17ª edição do Prêmio Educador Nota 10, como Educadora do Ano de 2014, realizado pela Fundação Victor Civita, em parceria com a Globo e com a Fundação Roberto Marinho, na noite desta segunda-feira (20), na Sala São Paulo, região central da capital paulista.
saiba mais
O prêmio tem como objetivo promover as iniciativas pedagógicas de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais de escolas públicas e particulares. São ideias que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e como despertar este prazer pelo conhecimento.
Paula desenvolveu um trabalho chamado de “Baía da Babitonga: nosso berçário natural”. Ela fez com que as crianças conhecessem mais sobre o manguezal e os animais que vivem próximo a escola. ACom a ajuda dos pais e da direção da escola, os alunos fizeram um passeio de escuna onde conheceram a Baía da Batitonga, lugar em que o mar e o rio, que passa atrás da escola, se encontram. A partir daí, foi feito um mirante na unidade de educação para os estudantes continuarem a observação do local (veja no vídeo abaixo)..
"A profissão tem os seus desafios, que todo mundo já sabe. Mas o fato de estar com eles [alunos] todos os dias, ver a evolução deles, saber que você teve a oportunidade de abrir um horizonte, de fazer com que as crianças aprendam coisas diferentes porque você permitiu isso, com certeza são as nossas grandes gratificações", disse a professora. "Quem trabalha com educação infantil também é professor", ressaltou Paula durante a premiação.
Além de Paula, outros nove educadores também foram premiados como Educador Nota 10: Ana Cláudia Santos, da EE Padre Paulo, de Santo Antônio do Monte (MG); Andréa de Fátima Dias Tambelli, da Escola da Vila, de São Paulo; Angela Maria Vieira, da EM Profª Maria Regina Leal, de Joinville (SC); Emanuel Alves Leite, EE Profª Maria Lourdes Bezerra, de Macau (RN); Mara Elizabeth Mansani, EE Professora Laila Galep Sacker, de Sorocaba (SP); Maria da Paz Melo, da EM Valéria Junqueira Paduan, de Santa Rita do Sapucaí (MG); Marlene Garcia Alves, do Colégio Estadual do Ensino Médio e Fundamental Vale do Saber, de Apucarana (PR); Monique Godoi Gomes Lescura, da EM Caic, de Lorena (SP); e Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros, da EMEF Fabiano Alves de Freitas, de Ituverava (SP).
Os dez vencedores receberam um vale-presente de R$ 15 mil cada, e a grande campeã Paula Aparecida ganhou ainda uma viagem para conhecer uma escola modelo na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e outra com acompanhante para qualquer lugar do Brasil.
Ao todo mais de 3.500 inscrições de educadores de todo o país foram realizadas. A Região Sudeste foi a que registrou o maior número de inscritos: 1.596 participantes. O Estado com maior representatividade foi São Paulo (801), seguido por Minas Gerais (423), Rio de Janeiro (290) e Espírito Santo (82).
Para selecionar os ganhadores, a Fundação Victor Civita avaliou a adequação entre os objetivos, as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas pelos alunos.
No ano passado, a grande vencedora do prêmio foi a professora Elisangela Carolina Luciano, professora de Mogi Guaçu (SP), que desenvolveu um projeto de alfabetização com a turma de 1º ano na EMEF Adirce Cenedeze Caveanha em um mercado hortifruti. A turma dela analisou as placas que informavam o nome e o preço de frutas e legumes. Depois, pesquisou as informações nutricionais de cada um deles e escreveu, revisou e reescreveu novos textos até chegar ao produto final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário