sábado, 1 de novembro de 2014

Após acidente, bilionário diz que projeto de 'turismo espacial' continua

 01/11/2014 08h40

Dono da Virgin Galactic lamentou acidente em voo de teste. 

Mas diz que 'desejo de perseverança supera o sentimento de tristeza'.

Da BBC
O bilionário britânico Richard Branson, dono da Virigin Galactic, empresa que busca o pioneiro em vôos espaciais comerciais, afirmou neste sábado (1) que o acidente com a SpaceShip Two não causará o cancelamento do projeto de "turismo espacial".
Empresa busca pioneirismo na exploração do turismo espacial (Foto: AP)Empresa busca pioneirismo na exploração do turismo espacial (Foto: AP)
Por meio de seu blog, Branson, de 64 anos, disse estar "profundamente triste" com a explosão da aeronave, ocorrida na sexta-feira durante a realização de um teste, no deserto de Mojave (Califórnia, EUA). O acidente matou um dos pilotos e deixou o outro gravemente ferido.
Porém, o bilionário declarou que continuará perseguindo o sonho de oferecer viagens espaciais.
Dono da empresa que pretende ser pioneira nos vôos espaciais, o bilionário Richard Branson prometeu que o projeto não será cancelado por causa do acidente  (Foto: AP)Dono da empresa que pretende ser pioneira nos vôos espaciais, o bilionário Richard Branson prometeu que o projeto não será cancelado por causa do acidente (Foto: AP)
"O espaço é rigoroso, mas valerá a pena. Vamos seguir em frente juntos", escreveu.
O plano original da Virgin Galactic era lançar um primeiro vôo sub-espacial a partir do ano que vem.
Mais de 700 pessoas já tinham feito reservas, apesar do altíssimo preço da passagem - cerca de R$ 625 mil.
Revés
Branson seria passageiro da viagem inaugural, mas celebridades como o cantor Justin Bieber e o ator Leonardo Di Caprio teriam entrado na fila, segundo o jornal "Los Angeles Times".
A SpaceShipTwo fazia testes há nove meses. Segundo a Virgin Galactic, a aeronave "sofreu uma séria anomalia" no voo de sexta-feira. Há informações de que este teste usou pela primeira vez um novo combustível. A empresa, no entanto, afirmou que o combustível tinha sido testado de forma extensiva no solo.
O fotógrafo Ken Brown, que testemunhou o episódio, disse à Associated Press que a aeronave explodiu depois de ser lançada de um avião, em altas altitudes. O avião pousou normalmente, disse a Virgin Galactic.
As causas do episódio ainda serão apuradas, mas trata-se de um claro revés para uma empresa pioneira na exploração do turismo espacial, avalia David Shukman, editor de ciência da BBC.
A SpaceShipTwo tinha design e motor inovadores, que tornaram seu desenvolvimento excepcionalmente complexo, dificultando a expectativa de Richard Branson de lançar nos próximos meses a primeira aeronave com passageiros ao espaço.
Em comunicado, a Virgin afirmou que "trabalhará com as autoridades relevantes para determinar a causa desse acidente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário