quinta-feira, 6 de novembro de 2014

'É pressão. E se ela passar e eu não?', diz filha que vai fazer Enem com a mãe

 06/11/2014 13h03

Caroline Medeiros, 18, e a mãe Ana Beatriz, 48, estudam juntas para a prova.

Enem acontece no próximo fim de semana em todo o país.

Fernanda ZauliDo G1 RN
Caroline Medeiros, 18, e a mãe dela, Ana Beatriz Medeiros, 48, estudaram juntas para a prova do Enem (Foto: Fernanda Zauli/G1)Caroline Medeiros, 18, e a mãe dela, Ana Beatriz Medeiros, 48, estudaram juntas para a prova do Enem (Foto: Fernanda Zauli/G1)
A estudante Caroline Guilherme Medeiros, de 18 anos, tem um motivo a mais para se dedicar aos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a mãe dela, Ana Beatriz Medeiros Guilherme, de 48 anos, também vai fazer o teste. "É mais pressão. E se ela passar e eu não? Já pensou? Não saio mais de casa", brinca Caroline.
Caroline está concluindo o ensino médio no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, e vai fazer a prova pela primeira vez. Beatriz já é formada em Letras e agora quer tentar uma vaga na universidade para cursar Pedagogia. "Eu adoro estudar. Tenho duas pós-graduação e não quero parar. Estudando a gente se renova. A idade é só um detalhe", diz.
Apesar das rotinas diferentes, as duas conseguem conciliar alguns horários para estudarem juntas. Aulões nos finais de semana e vídeo-aulas no fim do dia são algumas das atividades que mãe e filha fazem em parceria. "Essa troca é salutar", diz Beatriz.
Cirurgia
A mãe, além de companheira de estudos, é uma grande incentivadora de Caroline. Em junho deste ano, Carol se submeteu a uma cirurgia no cóccix e, em virtude disso, não pôde mais assistir às aulas sentada. Desde então, ela reveza momentos em pé e momentos sentada na sala de aula e ainda procura a coordenação da escola para se deitar quando a dor aumenta. "Eu poderia ter desistido. Muita gente falou pra mim que se estivesse no meu lugar apresentaria um atestado e não viria mais à aulas, mas minha mãe nunca me tratou como coitadinha. Ela não me deixou desistir", conta Carol.
Estudando a gente se renova. A idade é só um detalhe"
Ana Beatriz Medeiros,
48 anos, professora
A dificuldade para se sentar continua e Caroline espera contar com a colaboração dos fiscais de prova para fazer parte do teste deitada. "Se ela não passar nós vamos entender, é claro. Foram muitas dificuldades durante todo esse ano após a cirurgia, mas se a gente se entregar é pior", diz Beatriz.
Provas
Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro e, nesta edição, tem 8,7 milhões de candidatos inscritos. No Rio Grande do Norte, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são 221.082 inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário