quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Igreja/Dança: Coreógrafos querem projetar obra que reflita «a Luz de Fátima no mundo»


Reitor do Santuário de Fátima com Cláudia Martins e Rafael Carriço (Fatima.pt)
Reitor do Santuário de Fátima com Cláudia Martins e Rafael Carriço (Fatima.pt)

Proposta cultural insere-se na celebração do centenário das Aparições

Fátima, Santarém, 12 nov 2014 (Ecclesia) – A Vortice Dance Company está a criar “uma obra multidisciplinar” alusiva à mensagem de Fátima, no contexto do programa de celebração do centenário das Aparições, que vai ser levada a palco em maio de 2016.
“Será a oportunidade de criar uma obra sobre Fátima, à luz de uma visão atual, significa o podermos criar um espetáculo, com uma temática que nos toca de forma particularmente próxima e especial, pois vivemos aqui e de, simultaneamente, recriarmos os factos históricos e a escala universal na qual Fátima se dimensiona”, revelaram os coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço em entrevista ao gabinete de imprensa do Santuário.
A obra multidisciplinar, segundo os autores, vai “refletir sobre a Luz de Fátima no mundo” e será levada a palco em três espetáculos, em maio de 2016, no anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI.
Para Cláudia Martins e Rafael Carriço o convite é uma “aposta” no seu “trabalho criativo” e agradecem a escolha ao reitor padre Carlos Cabecinhas e à equipa responsável pela organização/programação das celebrações do centenário das Aparições para 2016-2017.
“Agradecemos o facto de estarem atentos à produção artística da Vortice Dance Company, uma companhia sediada em Fátima”, disseram na assinatura protocolar, realizada na Reitoria do Santuário de Fátima.
Os coreógrafos destacam que “muito rapidamente, Fátima atingiu uma dimensão universal e multicultural” e que vai ser essa a reflexão da sua obra.
“A mensagem de Fátima atravessa todas as gerações, compreende-se em todas as religiões e aconchega a todos os que necessitam. Em Fátima, as pessoas juntam-se pelo bem e rezam pelo outro que muitas vezes nem se conhece, mas que está em sofrimento noutra parte do mundo”, consideram Cláudia Martins e Rafael Carriço.
“Este sentimento altruísta é sustentado numa imensa fé em Maria e na mensagem de esperança e de oração que ela passou através das três crianças”, desenvolveram ao Boletim Informativo.
Nesse sentido, revelaram que o espetáculo vai abordar os principais momentos que marcaram a vida dos Pastorinhos e a forma como esses momentos e mensagem mariana se refletem hoje.
“O processo criativo será marcado por uma mescla de linguagens. A videografia, a música, a cenografia, os intérpretes, funcionarão num conjunto que servirá a palavra, a mensagem que se desmultiplica em línguas e que atravessa o tempo, levando luz aos quatro cantos do mundo”, contam os entrevistados.
Para esta criação, os coreógrafos vão contar com a ajuda do Santuário, para que “até as pequenas coisas sejam abordadas com propriedade”.
Este é o segundo trabalho da companhia de dança para o Santuário de Fátima, depois da peça "A Solo com os Anjos", desenvolvida para as celebrações dos 90 anos das Aparições do Anjo em Fátima, em 2006.
Esta peça foi ainda apresentada em várias cidades portuguesas e em Marrocos, a convite da Embaixada de Portugal, no Teatro Mohamed V, em Rabat, e no Complexe Culturel Moulay Rachid, em Casablanca.
“Um objetivo seria em maio de 2017 apresentarmos o espetáculo no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo”, acrescentam os autores sobre o novo projeto que vai ser apresentado no grande auditório do Centro Paulo VI, em maio de 2016.
LS/CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário