quarta-feira, 26 de novembro de 2014

'Misanthrofreak' leva principal troféu do 'Prêmio de Teatro Candango' no DF

26/11/2014 16h10

Premiação ocorreu na noite desta terça no Teatro Sesc Garagem, na Asa Sul.

Alexandre Fávero levou troféu como diretor, por 'Iara - o encanto das águas'.

Do G1 DF

O ator Luís Melo com os vencedores do 'Prêmio do Teatro Candango" e o diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo, durenta entrega do troféu de "melhor espetáculo" (Foto: Raphael Carmona/Sesc-DF/Divulgação)O ator Luís Melo com os vencedores do 'Prêmio do Teatro Candango" e o diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo, durenta entrega do troféu de "melhor espetáculo" (Foto: Raphael Carmona/Sesc-DF/Divulgação)
A peça “Misanthrofreak” foi a grande vencedora do “Prêmio Sesc do Teatro Candango” de 2014. A divulgação dos ganhadores em nove categorias aconteceu na noite desta terça-feira (25), no Teatro Sesc garagem, na 913 Sul, em Brasília.
O prêmio de melhor atriz ficou com Ana Vaz, pela peça “{Entre} Cravos e Lírios”, do Grupo BRSA Coletivo de artistas. O melhor ator foi Abaetê Queiróz, de “Liolá”, do Grupo Nac. Alexandre Fávero venceu como melhor diretor, pela montagem “Iara – o encanto das águas”, da Cia Lumiato.
“Iara” foi a montagem que levou mais troféus durante a premiação. A produção também venceu na categoria “sonoplastia”, com Mateus Ferrari e Marcelo Dalcol, e como melhor dramaturgia. A peça “Noctiluzes” venceu nas categorias cenografia, com Roustang Carrilho, e iluminação, com Sérgio Sartório e Vinícius Ferreira.
A edição de 2014 recebeu a inscrição de 42 espetáculos teatrais produzidos no Distrito Federal. A mostra competitiva selecionou seis finalistas. Foram R$ 20 mil em prêmios. Três das peças finalistas serão indicadas para participar da programação regional do festival “Palco Giratório – Brasília 2015”.
Durante a premiação, artistas do Grupo de Pesquisa Cênica do Sesc do DF fizeram intervenções do “Auto da compadecida”, de Ariano Suassuna, que foi homenageado. Os atores do DF Carmen Moretzsohn e Bidô Galvão e os conhecidos nacionalmente Luis Melo e Ricardo Blat também recebeu homenagem.
O prêmio do Sesc é realizado desde 2004, com o intuito de divulgar o trabalho de atores, diretores e companhias teatrais de Brasília. Entre os nomes que já foram contemplados com o troféu, está o de Juliano Cazarré, da TV Globo, eleito melhor ator na edição de 2005.
Única mostra competitiva de artes cênicas da capital, a premiação já homenageou grandes nomes do teatro brasileiro, como Paulo Goulart, Nicete Bruno, Milton Gonçalves, Hugo Rodas, Nathália Timberg, Paulo Gracindo Júnior e Murilo Grossi.

“O Prêmio Sesc do Teatro Candango é de suma importância para o Sesc e também para todo o Distrito Federal. Como única mostra competitiva do DF, a iniciativa cria um espaço para o fomento das produções em artes cênicas e reafirma o compromisso da instituição na democratização e distribuição de bens culturais”, afirmou o diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário