José Cajuaz Filho*

Com isso, surgiu a grande pergunta: Jesus teve irmãos ?
A própria Sagrada Escritura ajuda a dizer que não. Jesus não teve irmãos biológicos.
Para se chegar ,também, a essa conclusão é preciso saber que para interpretar a Bíblia há necessidade de outros conhecimentos que ajudarão na captação de sua mensagem.Não basta decorar capítulos e versículos para mostrar conhecimentos bíblicos.
A palavra irmão, na Sagrada Escritura, é polissêmica. Pode ser empregada no sentido denotativo e indica as pessoas nascidas do mesmo pai e da mesma mãe.É o que se chama paternidade biológica. Perguntou o Senhor a Caim: Onde está teu irmão Abel? Como se sabe Caim e Abel eram filhos biológicos de Adão e Eva.
No conotativo pode significar: a)Os membros de uma mesma tribo : Davi mandou dizer aos anciãos de Judá: Vós sois meus irmãos ( II Sam 19,12); de um mesmo povo: Ora aconteceu naqueles dias que,sendo Moisés já homem ,saiu ter com seus irmãos e viu um egípcio que feria um hebreu dentre seus irmãos(Ex 2,11) ; os pertencentes à mesma natureza humana: Todo aquele que se encolerizar contra seu irmão (Mt.5,22); e os renascidos pela fé e pelo batismo:No dia seguinte,Pedro levantou-se e partiu com eles e alguns irmãos ,dentre os de Jope ,o acompanharam.(at.10,22)
Pelas citações, chega-se à conclusão de que no léxico hebraico e aramaico não existia o vocábulo primo ,por isso irmão podia significar ora irmão,ora primos,ora parentes.
A Sagrada Escritura confirma esta afirmativa: a)Abraão disse a Lot: Rogo -te que não haja discórdia entre mim e ti,nem entre os nossos pastores ,pois somos irmãos.(gen.13,8).
b) Abraão, tendo ouvido que Lot, seu irmão,ficara prisioneiro.(Gen.14,14).Sabe-se,pela própria Escritura que Lot não era irmão ,mas sobrinho de Abraão.
c)E Labão disse-lhe: Acaso porque és meu irmão, servir-me-ás de graça? Três dias depois,soube Labão da fuga de Jacó.E tomando consigo seus irmãos,perseguiu-o durante sete dias (Gen 31,23). Jacó não era irmão , mas sobrinho de Labão e os irmãos seus parentes.Daí a confusão.
Os irmãos de Jesus citados na Sagrada Escritura (Mc 6,3) não são irmãos biológicos de Jesus. Tiago, José, Judas e Simão são filhos de Maria que era esposa de Cléofas e estava,também, presente à crucifixão. Má interpretação.
A família de Nazaré, segundo a Bíblia , era constituída somente por José Maria e Jesus. Não há outra informação sobre a constituição da família de Jesus na Sagrada Escritura.
Lucas narra no capítulo 2 que Jesus foi ao templo de Jerusalém com José e Maria. Se outros filhos, ela tivesse, certamente, os teria levado também.
No Calvário, junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria Madalena.Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava disse à sua mãe: Mulher eis aí o teu filho.Depois disse ao discípulo:Eis aí tua mãe .E desta hora em diante ,o discípulo a levou par sua casa.(Jo 19,25).
Essas palavras de Jesus não teriam sentido se irmãos ele os tivesse. Os irmãos de Jesus de que fala a Sagrada Escritura são seus primos.
Não se pode ,pois,com fundamento na Sagrada Escritura, afirmar que Maria teve outros filhos além de Jesus que é o Filho unigênito do Pai e que nós, seus seguidores somos seus irmãos.
*Professor da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação e Tecnológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário