2014-12-15 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Na última quinta-feira, 11, foi apresentado na sede do Pontifício Conselho para a Cultura, no Vaticano, o novo Dicionário de História Cultural da Igreja na América Latina, criado a partir da ideia lançada no encontro de representantes das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe em julho de 2006. A intenção é “oferecer ao público interessado na história da formação do Continente Latino-americano uma ferramenta para a consulta que traga a contribuição do Cristianismo na identidade, unidade e originalidade da América Latina”.
O Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Dicastério, abriu a apresentação lembrando a grande tradição cultural da América Latina, a relação com os indígenas, a miscigenação entre Espanha, Itália e outros países europeus com as populações locais. O Cardeal reiterou que o trabalho "é uma árvore que vai crescer ao longo do tempo". Quanto à língua do Dicionário, optou-se pelo respeito da língua dos autores e da maioria da população da América Latina: espanhol e português.
O Professor da Pontifícia Universidade Urbaniana e editor do projeto Padre Fidel González, também antecipou algumas informações: “O dicionário já tem 700 vozes, mais de mil ainda precisam ser controladas; outras duas mil estão ainda no rascunho e esperamos chegar a cinco mil”. “Já existem trabalhos nesse sentido, mas faltava um dicionário que apresentasse o papel do Cristianismo na formação do continente”, lembrou.
A obra já pode ser vista em http://www.enciclopedicohistcultiglesiaal.org
Com formato semelhante à Wikipedia, com o brasão papal na esquerda, o site é aberto a contribuições dos visitantes, sempre com a garantia de que todos os artigos publicados são previamente revisados pelos responsáveis.
Colaboraram no dicionário especialistas das comissões culturais de cada Conferência Episcopal latino-americana, e o trabalho continuará crescendo, pois “o que se pretende é coletar resumos de dados históricos já conhecidos e elaborados sobre acontecimentos, instituições, personalidades, questões culturais e eclesiásticas relacionadas”.
(CM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário