Obra de Robert Bereny era considerada perdida desde a década de 1920.
Quadro foi reconhecido por especialista dez anos após lançamento do filme.
Um quadro de um pintor húngaro dado como perdido há mais de 80 anos e identificado por acaso no cenário do filme "O pequeno Stuart Little" foi arrematado por 229.500 euros (cerca de R$ 689 mil) num leilão realizado neste sábado (13) em Budapeste.
Assinado por Robert Bereny (1888-1953), um dos mestres da vanguarda húngara do entre-guerras, a "Mulher adormecida com vaso preto" era dada como perdida desde os anos 1920.
O lance inicial pela tela foi de 110.000 euros. Em razão do grande interesse despertado pela redescoberta da obra, o leilão foi realizado num grande salão de eventos de Budapeste.
O quadro foi reconhecido por acaso em 2009, por um especialista do Museu Nacional da Hungria, Gergely Barki, enquanto ele assistia o filme "O pequeno Stuart Little" (1999).
Barki ficou surpreso ao ver a tela - que ele só conhecia através de uma foto antiga em preto e branco datando de 1928 - pregada numa parede durante uma cena do filme.
Após longa investigação, ficou provado que a tela havia sido comprada por um valor irrisório pela cenógrafa do filme num antiquário de Pasadena, Califórnia.
Segundo o especialista, é possível que o quadro tenha sido comprado no pré-guerra por um colecionador judeu que teria ido para os Estados Unidos fugindo da ameaça nazista.
O comprador deste sábado é um colecionador húngaro que não quer revelar sua identidade, informou à AFP a galeria Virag Judit, organizadora da venda
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário