domingo, 25 de janeiro de 2015

Exposição mostra crianças nos campos de concentração

Texto Juliana Batista | Foto Museu Yad Vashem | 24/01/2015 | 16:19
«Criança com a sua boneca a caminho de Treblinka»
A Assembleia da República prepara-se para inaugurar uma exposição que dá conta do quotidiano das crianças nos campos de concentração nazis

O Dia de Memória do Holocausto é celebrado na próxima terça-feira, 27 de janeiro. Para assinalar a data, a Assembleia da República, em Lisboa, inaugura nesse dia uma exposição que mostra o quotidiano das crianças nos campos de concentração nazis. Com o nome «Holocausto - Não foi uma brincadeira de crianças», esta mostra itinerante do Museu Yad Vashem, de Jerusalém, vai estar patente nos Passos Perdidos.
A exposição, já exposta em algumas escolas portuguesas, pretende «abrir uma janela» para o universo das crianças nos campos de concentração através dos seus brinquedos, jogos, desenhos, diários ou poemas. O Dia de Memória do Holocausto, efeméride promovida em Portugal pela Memoshoa - Associação Memória e Ensino do Holocausto, assinala o dia da libertação, em 1945, do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia.
O programa prevê ainda a apresentação, pela Escola de Música do Conservatório Nacional, da ópera Bundibar, originalmente levada ao palco por crianças do campo de concentração de Theresienstadt, na então Checoslóvaquia ocupada, e da peça de teatro «As mãos de Abraão Zacut», de Luís de Sttau Monteiro, pelos alunos de um agrupamento de escolas de Portalegre. Além das comemorações oficiais na Assembleia da República, várias escolas e instituições portuguesas vão assinalar esta data, informa a agência Lusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário