segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cardeal espanhol orienta retiro dos bispos portugueses

Agência Ecclesia
 

MC/Agencia ECCLESIA - Cardeal espanhol Fernando Sebastián Aguilar
MC/Agencia ECCLESIA - Cardeal espanhol Fernando Sebastián Aguilar

D. Fernando Sebastián Aguilar é arcebispo emérito de Pamplona e Tudela

Fátima, Santarém, 23 fev 2015 (Ecclesia) – Os bispos portugueses iniciam hoje em Fátima uma semana de retiro inserida na Quaresma, sob orientação do cardeal espanhol Fernando Sebastián Aguilar, arcebispo emérito de Pamplona e Tudela, na Casa de Nossa Senhora das Dores. 
Em declarações à Agência ECCLESIA, o prelado destacou a importância de desafiar os bispos a "renovarem a sua atitude missionária", de modo a estarem "mais próximos das pessoas" e dos seus problemas e levarem "ânimo" também aos sacerdotes e às comunidades cristãs.
"Os bispos não devem ter receio de falar de Jesus Cristo em toda a parte e a todas as pessoas. Cristo permanece como a grande descoberta ainda por fazer, em ordem a uma verdadeira humanidade, uma descoberta de liberdade, de paz, de esperança, de amor, de perdão", salientou o cardeal.           
Este retiro é uma iniciativa anual em que os bispos são convidados a deixarem de lado a sua rotina diária para aprofundarem e progredirem na vida espiritual.
O orientador da atividade, D. Fernando Sebastián Aguilar, de 85 anos, conta no seu currículo pastotal com vários anos de serviço na Conferência Episcopal Espanhola, primeiro como secretário, entre 1982 a 1988; e depois como vice-presidente, entre 1993 - 1999 e 2002 - 2005.
Antes do início do retiro, os bispos que constituem o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vão estar reunidos entre as 16h00 e as 19h00  também na Casa de Nossa Senhora das Dores, para debaterem assuntos da atualidade católica.
No final da reunião, o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa, estará disponível para abordar com os jornalistas os temas que compõem a agenda do encontro.
O Conselho Permanente da CEP é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.
O organismo é atualmente constituído por D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. António Marto (vice-presidente), bispo de Leiria-Fátima; D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo do Porto; D. José Alves (vogal), arcebispo de Évora; D. Anacleto Oliveira (vogal), bispo de Viana; D. Virgílio Antunes (vogal), bispo de Coimbra; padre Manuel Barbosa (secretário).
JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário